Instituições de ensino superior têm até o dia 19 de maio para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Instituições de ensino têm até dia 19 para aderir ao Sisu do segundo semestre

Instituições de ensino superior têm até o dia 19 de maio para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições devem acessar o sistema do Sisu pelo endereço sisugestao.mec.gov.br. O prazo começou hoje (9).

O Sisu seleciona estudantes para vagas no ensino superior público pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A adesão é para o segundo processo seletivo de 2017 e serão utilizadas as notas do Enem do ano passado.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data de início das inscrições dos estudantes para o processo seletivo. Nos anos anteriores, isso foi feito entre o final de maio e início de junho.

Ao aderir o Sisu, entre outras informações, as instituições devem oferecer a relação dos cursos e turnos, com os respectivos semestres de ingresso, e o número de vagas – incluindo, se necessário, as reservadas exclusivamente para os indígenas.  O termo também deverá conter os pesos e as notas mínimas para cada prova do Enem, além dos documentos necessários à matrícula dos selecionados.

Não poderão ser oferecidas, via Sisu, vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica e, ainda, na modalidade de ensino a distância.

Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. A primeira edição do Sisu de 2017 ofertou mais de 238 mil vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.