O SiSU é realizado pelo Ministério da Educação, reunindo as vagas de 127 universidades de todo Brasil.

Inscrições para vagas do Sisu na UFGD serão entre 22 a 25 de janeiro
Serão disponibilizadas 815 vagas. / Foto: Dourados News/Arquivo

Na edição deste ano, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) terá 815 vagas disponíveis para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com 357 vagas destinadas à ampla concorrência e 458 vagas reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública (Lei nº 12.711/2012). 

O SiSU é realizado pelo Ministério da Educação, reunindo as vagas de 127 universidades de todo Brasil. As inscrições serão de 22 a 25 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, conforme as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Somente quem zerou a prova da redação não pode participar do SiSU. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga, que podem ser alteradas ao longo do período de inscrição. O Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter informativo, a nota de corte para cada instituição participante.


A novidade de 2024 é que o SiSU não será mais aplicado duas vezes ao ano. Agora acontecerá em somente uma edição, ofertando as vagas tanto dos cursos com início das aulas previsto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024. Na UFGD, grande parte dos cursos disponíveis são para entrada no primeiro semestre, somente Medicina e Matemática são para o segundo semestre.

De acordo com o Ministério da Educação, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso depende da classificação no curso pretendido. Mesmo assim, ele concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição. Diferentemente dos anos anteriores, na nova edição do Sisu a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes.

 
Cotas

Outra mudança importante: o Sisu 2024 seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Desse modo, todos os inscritos serão classificados conforme desempenho no Enem, primeiramente na modalidade ampla concorrência. Em seguida será observada a reserva de vagas seguindo a legislação e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino.

A reserva de vagas compreende no mínimo 50% das vagas de cada curso. Podem concorrer por essa cota social todos os estudantes que cursaram os três anos do ensino médio em escola pública. Essas vagas serão divididas de modo a garantir a inclusão de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas das cotas contemplam os candidatos oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo per capita.

Datas importantes

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. O período previsto para as matrículas é de 1º a 7 de fevereiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Confira quantas vagas no geral (ampla concorrência + reserva de vagas) serão ofertadas por cada curso da UFGD:

 
Letras Libras EaD - Licenciatura (14 vagas) e Bacharelado (15 vagas)

Artes Cênicas - 24 vagas

Ciências Sociais - 30 vagas

Geografia - 20 vagas

História - 24 vagas

Letras - 28 vagas

Administração - 20 vagas

Agronomia - 25 vagas

Biotecnologia - 21 vagas

Ciências Biológicas - Licenciatura (12 vagas) e Bacharelado (12 vagas)

Ciências Contábeis - 20 vagas

Ciências Econômicas - 20 vagas

 
Educação Física - 20 vagas

Engenharia Agrícola - 20 vagas

Engenharia Civil - 24 vagas

Engenharia de Alimentos - 20 vagas

Engenharia de Aquicultura - 24 vagas

Engenharia de Computação - 24 vagas

Engenharia de Energia - 20 vagas

Engenharia de Produção - 21 vagas

Engenharia Mecânica - 24 vagas

Física - 24 vagas

Gestão Ambiental - 20 vagas

Matemática 2 Licenciaturas: matutino (20 vagas) e noturno (48 vagas, sendo 24 vagas no 1º semestre e 24 vagas no 2º semestre)


Medicina - 20 vagas no 2º semestre

Nutrição - 24 vagas

Pedagogia - 20 vagas

Psicologia - 30 vagas

Química 3 cursos: 2 licenciaturas, matutino (12 vagas) e noturno (24 vagas) e 1 bacharelado integral (12 vagas)

Sistema de Informação-  25 vagas

Zootecnia - 20 vagas

Direito - 25 vagas

Relações Internacionais - 33 vagas