O prazo para inscrição do encceja é até 4 de junho.

Inscrições para o Encceja 2022 abrem nesta terça-feira; veja como fazer
O prazo para inscrição do encceja é até 4 de junho. / Foto: Reprodução/Governo Federal

Foram bertas nesta terça-feira (24), as inscrições para a edição de 2022 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O prazo para inscrição é até 4 de junho.

Para realizar a inscrição é necessário o CPF e documento de identidade do participante. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone e e-mail, e a cidade onde deseja realizar a prova. São mais de 600 opções.

O que é o Encceja?
Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.