Inscrição para vestibular 2017 da UFGD começa na segunda, dia 8
UFGD vai abrir 962 vagas para acesso universal e cotas sociais / Foto: Divulgação

Começa segunda-feira (8) e vai até o dia 7 de outubro o prazo de inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2017 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As provas estão marcadas para o dia 20 de novembro.

De acordo com a assessoria da universidade, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, na página do Centro de Seleção, com taxa de R$ 80. O prazo para pedir isenção na taxa vai até o dia 26 de agosto.

Têm direito à isenção os candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Candidatos com deficiência auditiva, física, mental ou visual podem solicitar atendimento diferenciado até 7 de outubro.

Vagas – Nesse vestibular, a UFGD vai disponibilizar 962 vagas em 33 cursos de graduação com acesso universal e reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais. A lei 12.711/12 determina que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desses 50%, metade é destinada a candidatos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo per capita. Já as vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Segundo a UFGD, se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Já o candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, mesmo atendendo às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

Obras – A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, sete filmes, três contos, dois poemas e uma peça teatral. As obras foram divulgadas previamente em abril deste ano, para ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Entre os títulos, há obras regionais, como “Margem de Papel” (Emmanuel Marinho); nacionais como “O Menino e o Mundo”, filme indicado ao Oscar 2016; “Em Nome da Lei”, longa filmado em Dourados, e clássicos como “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez. A lista completa pode ser acessada no link http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_obras_psv_2017_2018_2019.pdf.

A UFGD orienta o candidato a ler atentamente o edital do processo seletivo, que traz informações importantes como prazos, número de vagas por curso e documentos exigidos.