Os interessados precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirado nota superior a zero na redação.

Inscrição para o Sisu do segundo semestre termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira, dia 06 de agosto, o prazo para inscrição no segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo deve ser feito pelo portal do Ministério da Educação (MEC).

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado pelo MEC em 10 de agosto e as matricula deverá ser realizada de 11 a 16 de agosto.

Os interessados precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirado nota superior a zero na redação. A seleção é feita a partir das notas que o candidato tirou na prova, e o método varia de acordo com o curso e a instituição (saiba mais abaixo).

O Sisu oferece 62.365 vagas em instituições públicas de ensino superior neste segundo semestre. Para concorrer a uma delas, o candidato deve escolher até duas opções de curso superior no momento da inscrição. As opções podem ser modificadas até o encerramento das inscrições.

Para ter mais chances de conseguir a vaga no curso escolhido, é indicado que o interessado confira a nota de corte de cada modalidade, disponibilizada diariamente no site do MEC até o final da inscrição.

Lista de espera

Aqueles que não forem contemplados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera de um dos cursos selecionados no ato da inscrição. esta opção estará disponível até 16 de agosto.

Ao final deste prazo, a lista de espera é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas chamadas. Assim, os candidatos devem acompanhar as divulgações das instituições de ensino. O resultado será divulgado em 18 de agosto, e a convocação para matrícula no dia 19.

Calendário completo:

Sexta–feira (6): Fim do prazo de inscrição

10 de agosto: Resultado da chamada regular