Campo Grande está entre as cidades que precisam redobrar atenção e cuidado com chuva e vento forte.

Inmet emite novo alerta e 54 cidades do Estado podem sofrer com tempestade
Temporal promete causar novos estragos em MS. / Foto: Silas Lima

As mudanças climáticas e alertas de tempestades para Mato Grosso do Sul continuam, desta vez, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para 54 municípios que vale das 11h de hoje (28) até às 11h deste sábado. Conforme o anúncio, há probabilidade de tempestade e ventos de até 100 km/h.

O mapa do Inmet aponta que o Estado está dividido entre perigo potencial e perigo. Há probabilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos  entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Os municípios localizados na parte laranja são Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã,  Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados e Eldorado, Fátima do Sul Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Para não haver danos maiores, o Inmet faz orientações sobre os cuidados dentro de casa. Entre as dicas para evitar transtornos é que desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia em caso de ventos fortes, para não acontecer de nenhum eletrodoméstico ou eletroeletrônico queime.

Em caso de enxurrada, ou similar, a orientação é para guardar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.