A equipe foi até o local indicado e localizou em um chiqueiro a criação ilegal de um espécime.

Infrator é autuado em R$ 2 mil por criação ilegal de javali
O javaporco é uma espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico. / Foto: PMA/Divulgação

Uma equipe da Policia Militar Ambiental de Jardim recebeu denúncias de moradores do Assentamento Palmeiras, localizado a 40 km da cidade, nesta quarta-feira (27), de que pessoas estariam criando ilegalmente javaporco, espécie híbrida resultante do cruzamento entre javali e porco doméstico, que pode chegar a 200 kg. A equipe foi até o local indicado e localizou em um chiqueiro a criação ilegal de um espécime.

O órgão ambiental não permite mais novas criações e cruzamentos desse animal, desde o ano de 2013, quando ele foi instituído como nocivo, inclusive, com permissão de abate, desde que com licenciamento junto ao órgão ambiental. A proprietária do imóvel informou à equipe Policial, que o animal pertencia ao seu irmão, e que o javaporco havia nascido há cinco meses, após um javali invadir a pocilga da propriedade. O animal foi apreendido.

O infrator (28), residente em Nioaque, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2.000,00. Ele também responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.