RG, CPF e CNH também não serão cancelados

Informação sobre multa de R$ 150 para quem perder prazo da biometria é falsa

Mensagem propagando informação falsa de que o eleitor que não se adequar à biometria terá que pagar multa de R$ 150 reais circula no Whatsapp. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já desmentiu, porém, alerta que o cidadão que não se cadastrar até março, após não atender aos chamados da Justiça Eleitoral, terá o título cancelado, além de ficar impedido de tirar documentos, renovar matrícula em instituições públicas de ensino, obter empréstimos públicos, participar de licitações e tomar posse de cargo público.

Ao contrário do que diz a falsa mensagem, outros documentos como CPF, RG e CNH, não serão cancelados. De qualquer forma, para evitar filas e outros transtornos, os eleitores de Campo Grande já podem procurar os pontos para cadastramento.

Quem tem multa eleitoral a quitar será perdoado ao aderir à biometria. Até a semana passada, quase 400 mil eleitores ainda não haviam atualizado seus cadastros na Capital. Para poupar tempo, também é possível agendar o atendimento preenchendo solicitação disponível aqui.

Para tanto, é necessário levar cópia e original de um documento oficial de identificação com foto e original do comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia, segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Em caso de dúvida, informações oficiais estão disponíveis no site do TSE e TRE-MS.