Índios ocupam áreas e Polícia Federal pede apoio à PM para evitar conflito

Cerca de 65 famílias indígenas invadiram duas áreas particulares localizadas às margens da Perimetral Norte, em Dourados, a 235 quilômetros de Campo Grande. Após ameaças de índios armados, a Polícia Federal pediu apoio ao 3º Batalhão de Polícia Militar da cidade.

Conforme o site Dourados News, o tenente-coronel Carlos Silva, do 3º Batalhão da PM disse que os proprietários das terras já registraram um boletim de ocorrência sobre a invasão. Eles também devem acionar a Justiça Federal, por se tratar de conflitos por terra e com indígenas.

“O clima ainda é muito tenso, os indígenas estão muito agitados e armados com foices e facões e fazendo ameaças. Na tarde de ontem, quando a Polícia Federal solicitou o nosso apoio, a situação era bem complicada, não conseguimos diálogo com eles e se continuar desse jeito pode ocorrer conflitos. A nossa guarnição foi ameaçada e foi necessária uma postura defensiva", informou o tenente-coronel ao site Dourados News.

Protesto

Próximo da área invadida, indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru se reuniram no trevo de acesso à Reserva Indígena de Dourados, na MS-156. Segundo eles, existe a possibilidade de um novo ato no local após as obras emergenciais realizadas na região para a drenagem das águas que se acumularam e alagaram casas próximas à rodovia.