O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas em quatro processos seletivos para bolsistas internos e externos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A seleção visa à formação de cadastro de reserva para supervisor de curso; supervisor e apoio às atividades acadêmicas e administrativas (geral e tradutor/intérprete de libras); e professor.

As ofertas são para os municípios de Aquidauana, Antônio João, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Naviraí, Três Lagoas e Vicentina.

Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos, possuir a formação exigida e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homens).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente até a próxima terça-feira, 24.

Os endereços e horários de atendimento, assim como os demais requisitos necessários para cada encargo, estão disponíveis nos respectivos editais, publicados em www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Documentação

O candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida informando o encargo escolhido, originais e cópias do RG, CPF, documentos para pontuação e que comprovem o atendimento dos requisitos necessários.

Aqueles que pertencem ao quadro da Rede Pública de Educação Profissional, Científica e Tecnológica também devem apresentar comprovante de vínculo com a respectiva instituição de trabalho.

Todos os documentos devem ser entregues em envelope identificado com o nome do candidato e o encargo pleiteado.

A seleção será realizada por meio da análise curricular. Para os candidatos que apresentarem títulos de formação acadêmica, serão aceitos somente os que forem emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado no dia 30 de novembro.

Bolsas

O valor pago para supervisor de curso e tradutor/intérprete de libras é de R$ 36 por hora. Já no encargo de apoio às atividades acadêmicas e administrativas a bolsa é de R$ 18 por hora. Para professores, o valor das bolsas será determinado de acordo com Lei nº 12.513/2011.

A carga horária semanal de dedicação ao Pronatec poderá ser de até 16 horas para professor e de 20 horas para os demais encargos.