Idosos e bebês devem ter cuidado especial com a desidratação
Com um calor que vem quebrando recordes, se hidratar constantemente fica cada vez mais necessário / Foto: Divulgação

O ano começou com temperaturas impressionantes. Com um calor que vem quebrando recordes, se hidratar constantemente fica cada vez mais necessário. Uma das maneiras de aliviar a quentura é utilizar um ventilador ou ar-condicionado. E o Bem Estar desta terça-feira (20) deu dicas de como ajudar a se refrescar. O cardiologista Roberto Kalil, a médica de clínica geral Dulce Pereira de Brito e o pneumologista Roberto Stirbulov foram os convidados do programa.

Como a temperatura corporal deve estar sempre equilibrada – em torno dos 36ºC –, no frio ou calor extremos, as células vão trabalhar para aquecer ou resfriar o organismo, respectivamente. Assim, tomar líquidos gelados auxilia no resfriamento do corpo. No calor, é recomendado um banho em temperatura ambiente.

A principal atenção com a desidratação é com os extremos da idade, bebês e idosos. O primeiro porque precisa que alguém dê a ele a bebida. O segundo, pois ele perde o mecanismo da sede, principal alerta da desidratação. Portanto, é sempre importante lembrar os idosos de ingerir líquidos.

No caso do uso do ar-condicionado, o ideal é manter a temperatura entre 21 e 25ºC. Também é importante manter o aparelho sempre limpo e higienizado, evitando assim a proliferação de vermes e fungos no filtro. E quando sair de um ambiente com temperatura controlada, se hidrate para aliviar o choque térmico dos locais abertos. E não esqueça dos óculos escuros, chapéu e protetor solar.