De acordo com a assistente social Márcia Regina Pereira Furtado em entrevista ao Dourados News, os estoques dos tipos O negativo e O positivo atingiram níveis críticos.

Hemocentro abre neste sábado e faz apelo por doações dos tipos "O" negativo e positivo
De acordo com a assistente social Márcia Regina Pereira Furtado em entrevista ao Dourados News, os estoques dos tipos O negativo e O positivo atingiram níveis críticos. / Foto: Dourados News

O Hemosul Dourados reforça o apelo à população para doar sangue, especialmente neste final de semana, no sábado, dia 31 de maio, quando a unidade estará aberta das 7h às 12h. A medida visa ampliar o acesso à doação, principalmente para quem não consegue comparecer durante a semana.

O Hemosul já havia alertado para a queda no número de doadores no início do mês. No dia 19, a assistente social Clenir Pinheiro Vargas explicou que o movimento na unidade estava muito fraco, agravado pelo frio, aumento de casos de gripe e pelo impacto das campanhas de vacinação, que exigem um intervalo para a doação.

 
Quem pode doar sangue:

Ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização dos responsáveis)
Pesar no mínimo 51 kg
Estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação
Apresentar documento oficial com foto
Não podem doar temporariamente pessoas gripadas, com sintomas de alergia ou que tenham sido vacinadas recentemente. Há impedimentos permanentes para quem teve hepatite após os 11 anos, HIV, doenças como câncer, tuberculose ou Chagas.
Frequência de doação:

Homens: até 4 vezes ao ano (intervalo de 2 meses)
Mulheres: até 3 vezes ao ano (intervalo de 3 meses)
Horário de atendimento do Hemosul Dourados:
Segunda, quarta e sexta: 7h às 12h30
Terça e quinta: 7h às 11h30 / 13h às 17h
Sábado, dia 31 de maio: das 7h às 12h

O Hemosul está localizado na Rua Oliveira Marques, 2535 – Jardim Tropical. Para mais informações, o telefone é (67) 98163-0863.