Dados financeiros não foram comprometidos

A companhia aérea australiana Qantas Airways, a maior do país, sofreu um ataque cibernético que expôs informações pessoais de cerca de 6 milhões de clientes. A empresa confirmou a invasão nesta quarta-feira (2), explicando que os hackers acessaram uma plataforma de atendimento operada por terceiros.
Foram comprometidos dados como nomes, e-mails, números de telefone, datas de nascimento e números de fidelidade dos passageiros. A empresa reforçou, no entanto, que a plataforma violada não armazenava informações financeiras, dados de cartões de crédito ou passaportes.
O ataque foi detectado após a identificação de uma “atividade incomum” nos sistemas. A Qantas afirmou que rapidamente conteve a ameaça e que todos os seus sistemas estão atualmente seguros, sem impacto nas operações de voo ou na segurança da companhia.
Apesar de ainda não se saber quantas informações foram de fato roubadas, a empresa estima que o volume seja significativo. A CEO da Qantas, Vanessa Hudson, pediu desculpas públicas aos clientes e afirmou que a companhia está oferecendo suporte às pessoas afetadas, além de colaborar com autoridades como a Polícia Federal Australiana e o Centro de Segurança Cibernética.
O ataque provocou queda de 3,5% nas ações da companhia, enquanto o mercado geral teve leve alta de 0,4% nesta quarta, segundo agências internacionais.
Austrália na mira de hackers
Nos últimos anos, a Austrália tem enfrentado uma onda crescente de ciberataques. Em 2022, a seguradora Medibank teve dados de 9,7 milhões de clientes vazados após ataque de ransomware. Em 2019 e 2021, partidos políticos e a emissora Nine News também foram alvo de invasões.
O governo australiano tem adotado medidas para reforçar a cibersegurança e, em alguns casos, chegou a identificar e sancionar membros de grupos hackers internacionais envolvidos nos ataques.
*Informações CNN
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