Grupo reivindica promoções e ajustes de salários que estão atrasados há anos.

Guardas Municipais de Campo Grande acampam em frente à prefeitura após acordo não ser cumprido
Grupo está acampado em frente à prefeitura. / Foto: Marco Codignola

Um grupo formado por Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande está acampando em frente à prefeitura, desde a manhã de terça-feira (19), para cobrar da prefeita Adriane Lopes, o cumprimento de um acordo feito em uma reunião realizada há alguns dias.

Os manifestantes estão acampados no canteiro central da avenida Afonso Pena, e alegaram que ficarão no local até que sejam ouvidos pela prefeitura, bem como que sejam cumpridos os acordos firmados em reunião.

De acordo com Ted, um dos diretores do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de Campo Grande, o ato é para que seja cumprido aquilo que a própria prefeita acordou com a categoria.

Dentre os pedidos, está o cumprimento de plantões e o pedido para que não sejam contratadas pessoas externas para cumprirem o serviço que os próprios guardas, já concursados e nomeados, podem exercer.

A categoria informou, ainda, que a prefeita pode responder por processo de improbidade administrativa, uma vez que não pode haver a contratação de pessoas externas, quando há equipe suficiente para atender a demanda.

"Não está pagando de acordo com a Lei. A Lei manda o pagamento de um percentual, e não está sendo repassado isso", destacou o diretor.

Foi ressaltado, também, que estão atrasados os aumentos de salário já garantido por lei, como quinquênios e mudança de letra, que ocorre em um certo determinado de tempo para todos os agentes.

Ainda conforme a categoria, até o momento, ninguém da prefeitura os procurou para tentar resolver a situação.

O sindicato informou que manterá o acampamento até que algo seja resolvido. Nossa equipe procurou a prefeitura, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.