A suspensão chinesa das compras começou em 16 de maio, após confirmação de um foco de gripe aviária em granja comercial em Montenegro (RS); a China é o principal destino da carne de frango brasileira.
A China anunciou nesta sexta-feira (7), a suspensão da proibição de importação de frango brasileiro, informou a GACC (Administração Geral das Alfândegas do país), em comunicado datado de 31 de outubro.
A medida vale a partir da data do anúncio e foi tomada com base na análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP).
Segundo o Estadão, a decisão da GACC já havia sido tomada há mais de uma semana, mas dependia de uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, realizada na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil).
Exportações suspensas desde maio
O bloqueio às exportações brasileiras de frango para a China começou em 16 de maio, após a confirmação de um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, seguindo o protocolo sanitário bilateral entre os países.
Em setembro, autoridades chinesas realizaram auditoria em granjas de corte e de reprodução no Brasil para avaliar os controles relacionados à influenza aviária. A missão técnica foi considerada crucial para a retomada dos embarques ao principal mercado do frango brasileiro.
China, principal destino do frango brasileiro
A China responde por cerca de 13% das exportações brasileiras de frango. Em 2024, o país importou 561 mil toneladas da proteína brasileira, gerando US$ 1,288 bilhão em vendas externas, segundo dados do Agrostat, sistema de estatísticas do comércio exterior do agronegócio brasileiro.
O Brasil buscava retomar as exportações desde o fim de junho, após o encerramento do caso de gripe aviária e a recuperação do status de país livre da doença em plantel comercial, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Pequim, 13/05/2025 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a cerimônia de assinatura de Atos, no Palácio do Povo. Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND
O protocolo acordado entre Brasil e China prevê a suspensão das certificações de exportação em caso de surtos de gripe aviária, mas a retomada dependia da validação da autoridade sanitária chinesa, como ocorre com outros países importadores.
Intervenção de Lula após gripe aviária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a solicitar pessoalmente ao presidente chinês Xi Jinping a retomada das compras de frango brasileiro, ainda segundo o Estadão.
O pedido foi feito durante telefonema em 11 de agosto, quando Lula mencionou o assunto três vezes e destacou que o Brasil é o principal fornecedor de pés de frango à China, um comércio anual de cerca de US$ 1 bilhão.











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!