Governo de SP assina contrato com BNDES para construir fábrica de vacina contra a dengue
Fábrica onde será produzida vacina contra dengue está sendo construída / Foto: Reprodução/TV Globo

O governo do estado de São Paulo assinou contrato nesta terça-feira (3) com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a liberação de R$ 97,2 milhões para a construção de prédio onde deverá ser desenvolvida a primeira vacina brasileira contra a dengue, pelo Instituto Butantan. A previsão, segundo o SPTV, é que a fábrica fique pronta em 60 dias.

De acordo com o governo do estado, além das obras do novo prédio, o financiamento servirá para a instalação e montagem de equipamentos, mobiliário, insumos e serviços de qualificação para a instalação dos equipamentos.

O total previsto para a conclusão do projeto é de R$ 305 milhões, dos quais 31% serão financiados pelo BNDES. A previsão, também segundo o SPTV, é que as vacinas comecem a ficar prontas em 2019.

A nova fábrica já está em obras, tem 3 mil m² de área construída e foi planejada para a produção de até 100 milhões de doses de produto concentrado e até 30 milhões de doses de vacina liofilizada contra a dengue por ano. A planta foi planejada como uma plataforma que também pode operar para a produção de outras vacinas, como raiva e zika vírus.

A pesquisa clínica da primeira vacina brasileira contra a dengue está na última fase de testes antes de ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só depois da aprovação da Anvisa que a vacina poderá ser produzida em larga escala e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.