Oito cidades estão em situação de emergência.

Governo aguarda relatório para socorrer municípios castigados pelas chuvas

Com mais de 11 mil pessoas afetadas pelas chuvas em 13 municípios, tendo 8 decretado situação de emergência, o Governo do Estado pretende auxiliar as cidades com maiores prejuízos. No entanto, as ações serão definidas após relatório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

A determinação foi dada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), antes do início das férias, em reunião com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e a coordenação da Defesa Civil, para discutir as medidas emergenciais de socorrer às regiões atingidas pelas fortes chuvas.

Ficou definido que o levantamento já iniciado pela Defesa Civil nestas localidades apontará as ações e prioridades.

“Vamos atuar juntos com as prefeituras para garantir o direito de ir e vir, o acesso às pessoas e o transporte da produção, e a situação de emergência será avaliada com base no parecer da Defesa Civil Estadual e visita in loco da vice-governadora e do secretário de Infraestrutura”, disse Reinaldo Azambuja, que esteve acompanhado da governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB).

As vistorias tiveram início na segunda-feira (8) com o objetivo de fazer um levantamento dos danos causados pelas chuvas na região sul do Estado, com o intuito de homologar a situação de emergência e preparar eventual apoio por parte do Estado.

Duas equipes de técnicos seguiram no domingo (7.1) com roteiro que em sua fase inicial inclui os municípios de Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Japorã e Iguatemi.