O fundo criado pela General Motors (GM) para indenizar vítimas de acidentes causados por uma falha na ignição afirmou nesta quinta-feira (10) que pagará um total de US$ 594 milhões (R$ 2,23 bilhões) em compensações.

Estabelecido em 2014, depois de a GM ter reconhecido publicamente a existência do problema, o fundo aprovou 399 reivindicações por mortes ou lesões.

Uma falha na ignição (sistema de partida) dos veículos pode fazer com que eles desliguem "do nada", mesmo enquanto estão em movimento e, consequentemente, sejam desligados outros sistemas, como o dos airbags.

O prejuízo da GM por causa da falha já chega a US$ 2 bilhões, incluindo um acordo de US$ 900 milhões com o departamento de Justiça dos EUA. A GM se comprometeu a pagar pelo menos US$ 1 milhão por morte reconhecida.

Segundo a Reuters, 91% das vítimas aceitaram a indenização proposta pela fabricante, entre elas todos os herdeiros de 124 mortos confirmados e 16 de 18 feridos graves.

O fundo ainda afirmou que 74% das mortes tinham pelo menos uma irregularidade por parte de condutor, como velocidade acima do permitido, falta de cinto de segurança ou ingestão de álcool.

As vítimas que aceitaram as indenizações se comprometeram a não continuar com processos na Justiça contra a GM.

No entanto, a fabricante ainda está longe de ver o final desta história, já que centenas de ações ainda correm em Nova York. Julgamentos previstos para janeiro poderão criar jurisprudência para futuros acordos.

Defeito
Segundo a montadora, o problema está no local onde é colocada a chave: qualquer tipo de peso extra, além da chave em si (como um chaveiro grande), aliado a um grande solavanco no carro (causado por colisões, por exemplo) pode fazer a chave mudar de posição, desligando o motor e os sistemas elétricos.

A GM convocou recall de cerca de 15 milhões de veículos vendidos na América do Norte, fabricados entre 1997 e 2014, que incluem as marcas Chevrolet, Pontiac, Saturn, Buick, Cadillac e Oldsmobile. Nenhum deles é comercializado no Brasil.