Mulher sentia dores abdominais e foi procurou atendimento por pelo menos três vezes antes da cesária, realizada na manhã de hoje

Gestante fica 7 dias com bebê morto na barriga e descobre só no parto

A Polícia Civil de Aparecida do Taboado - distante 481 km da Capital - investiga se houve negligência médica no atendimento a uma mulher de 45 anos, grávida de gêmeos, que descobriu a morte de um dos dos bebês após dar a luz, na manhã desta sexta-feira (31). De acordo com familiares, o médico que realizou a cesária afirmou que a cor roxa do cordão umbilical e o tamanho pequeno do feto, indicam que a morte aconteceu há pelo menos 7 dias.

Segundo o boletim de ocorrência, a mãe havia procurando atendimento médico no pronto-socorro do município, no dia 16 de maio, após sentir dores abdominais. A paciente chegou a ficar aproximadamente cinco dias internada, mas foi liberada após receber explicação médica de que estaria tudo bem e fora do tempo certo para realizar cesária. Na data do primeiro atendimento, a mulher estava grávida de 39 semanas.

Após a data, a gestante ainda teria voltado a sentir dores por pelo menos mais três vezes, sendo encaminhada para a unidade de saúde em todas elas, onde era medicada apenas com soro e liberada horas depois, conforme informações de familiares.

Na tarde de ontem, novamente passando mal, a gestante deu entrada no pronto-socorro, por volta das 15h, sendo informada de que se as dores continuassem, um obstetra de Santa Fé do Sul (SP), município vizinho, seria chamado para realizar o parto, porém a cesária aconteceu somente na manhã de hoje, por um obstetra de Paranaíba.

Mãe e o outro bebê passam bem. Em contato com a Santa Casa de Aparecida do Taboado, uma das funcionárias informou que, por ser feriado, ninguém da administração do hospital estava no local, sendo que um posicionamento oficial deve ser feito nesta sexta-feira (1º).

O corpo do bebê foi encaminhado para perícia e exames necroscópicos devem revelar as causas da morte, inclusive se houve erro médico.