No local, foram encontrados 14 galões de 20 litros de agrotóxicos do herbicida glifosato e um galão de 20 litros de inseticida.

A Polícia Militar Ambiental de Bonito, que trabalha na operação Semana Santa, foi acionada por policiais da Polícia Militar Rodoviária, em razão da abordagem nesta quarta-feira (31) de um veículo Toyota Hillux, conduzido por um homem de 23 anos, residente em Laguna Carapã, que se identificou como gerente de fazenda, por infração de trânsito, mas que também foram encontrados agrotóxicos na carroceria.

No local, a equipe da PMA verificou 14 galões de 20 litros de agrotóxicos da marca ROUNDUP do herbicida glifosato e um galão de 20 litros de inseticida marca KARATE ZEON 250 CS, que o infrator afirmou primeiramente que transportava de Laguna Carapã para uma fazenda em Bonito e depois mudou a versão da origem, afirmando que saiu da cidade de Jardim. Ele não possuía nota fiscal do produto e o transporte era realizado totalmente fora das normas para o tipo de produto perigoso. O agrotóxico e o veículo foram apreendidos.

O infrator foi autuado administrativamente em R$ 7.500,00 pela equipe da PMA e também foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Bonito e responderá por crime de contrabando e por crime ambiental de transporte de produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, previsto pelo artigo 56 da Lei Federal nº 9.605/12/2/1998. A pena para o crime ambiental é de um a quatro anos de reclusão.