Curcumina é um composto presente na cúrcuma, ou açafrão-da-terra, ingrediente comum em temperos. Em testes, gel foi eficaz em aliviar os sintomas e acelerar a recuperação do paciente.

Gel de curcumina pode ajudar no tratamento de queimaduras, conclui estudo
Fotografias mostram resultado da aplicação de gel de curcumina a queimaduras ao longo de seis semanas / Foto: Dr. Madalene Heng/Divulgação

O gel de curcumina - composto presente na cúrcuma, ou açafrão-da-terra - pode ser eficaz no tratamento de queimaduras quando aplicado sobre a pele afetada. Um estudo conduzido por uma professora da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) concluiu que, em casos de queimaduras leves ou moderadas, o gel foi eficaz em aliviar os sintomas e acelerar a recuperação do paciente.

A autora do estudo, Madalene Heng, acredita que a atividade potencialmente anti-inflamatória da curcumina pode ser a responsável pela eficácia do produto. Estudos feitos anteriormente sugerem que o composto é capaz de inibir uma enzima chamada fosforilase quinase.

Uma das funções dessa enzima é atuar na cicatrização de feridas, processo que é feito por meio de eventos inflamatórios sequenciais que envolvem vermelhidão, inchaço e dor. No caso de queimaduras, esse processo frequentemente leva à formação de cicatrizes.

"O gel de curcumina parece funcionar muito melhor quando usado na pele porque a preparação em gel permite que a curcumina penetre na pele, iniba a fosforilase quinase e reduza inflamação", diz Madalene Heng. Os resultados do estudo foram publicados na revista “BioDiscovery”.

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um ingrediente comum em temperos, como o curry, e tem sido usada com fins terapêuticos há muito tempo.