Amambai registrou 0,7ºC, a mais baixa do Estado na manhã de ontem

Geada atinge 15 cidades no sul de MS; temperatura sobe até fim de semana
Gelo cobre carro em frente praça de Dourados / Foto: Hedio Fazan

O que era esperado se concretizou e o frio foi intenso na noite de segunda-feira e manhã de ontem em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, principalmente na região sul, onde a sensação térmica - combinação de temperatura e a intensidade dos ventos - chegou a -9ºC em Amambai, porém a temperatura real marcou 0,7ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada desta quarta-feira, a mais fria do ano, geou de novo em 15 municipios

Ontem, a geada foi registrada em 13 municípios, sendo de maior intensidade em Amambai, seguido de Bela Vista, Dourados, Itaquiraí, Juti, Ponta Porã, Sete Quedas e Sidrolândia. De forma mais leve ocorreu em Campo Grande, Jardim, Maracaju, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Em Dourados a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste marcou 0,3ºC às 5h52. No entanto, o vento gelado pela manhã protagonizou sensação bem mais baixa, o que fez a população tirar mais agasalhos dos armários. Às 13h os termômetros já registravam 12ºC e o vento já não era forte.

Já em Campo Grande os termômetros registraram 3ºC, mas os ventos derrubaram a sensação térmica para -5ºC, às 5h, conforme a Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet).

A partir de hoje a temperatura começa a subir em todo o Estado. Em Dourados, segundo o Inmet, a mínima está prevista para 4ºC, de 9ºC para quinta, de 14ºC para sexta e de 17ºC para o sábado. O tempo segue ensolarado e até e se continuar assim na quinta-feira completará 30 dias sem chuva na segunda maior cidade de MS.

Não há informação se o frio de ontem provocou alguma vítima no Mato Grosso do Sul, mas na cidade paraguaia Capitán Bado, vizinha de Coronel Sapucaia, aqui do Estado, um homem de 60 anos foi encontrado morto e a polícia suspeita de hipotermia. Ele trajava somente bermuda e camiseta.

Alerta
Quando a temperatura está mais baixa, são necessários alguns cuidados especiais com a saúde. Resfriados, gripes, pneumonias e também crises de asma e de bronquite ocorrem com mais frequência durante o inverno.

Outro fator que contribui para o aparecimento de doença respiratórias no inverno é o hábito de permanecer em ambientes fechados por mais tempo, para se aquecer. Isso eleva o índice de infecções virais. A gripe e os resfriados são causados por vírus, porém a gripe é mais agressiva na população infantil e nos idosos, bem como em pessoas com imunidade baixa, existindo maior possibilidade de complicações.