Fundação MS capacitará técnicos para identificar pragas nas lavouras
Maracajú: Treinamento vai ajudar a identificar pragas nas lavouras do estado / Foto: Foto: Divulgação

A Fundação MS, uma das principais instituições do agronegócio em Mato Grosso do Sul, vai capacitar técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e responsáveis pela condução de lavouras para fazerem a identificação de pragas nas culturas da soja e do milho.

O treinamento será realizado na próxima segunda-feira (30), na sede da Fundação MS, em Maracaju. Durante a capacitação, o participante terá a oportunidade de conhecer e observar as características que deverá observar para fazer a identificação dos insetos no campo de forma prática e simples.

De acordo com o pesquisador da Fundação MS, José Fernando Grigolli, todos os participantes vão conhecer as principais pragas de cada cultura. “Temos na entidade todas as espécies-pragas de importância econômica pra a soja e o milho, e eles poderão observar as características destes insetos para identificação dos mesmos”, revela.

O pesquisador destaca que os métodos para realizar o monitoramento adequado, a anotação da quantidade de pragas e a tomada de decisões para a aplicação de inseticidas também serão abordados.

Dentre os fatores que o produtor deve levar em consideração para escolher o produto a ser utilizado, a espécie de praga é o principal. "Quando há uma identificação adequada, pode-se optar por inseticidas com maior eficiência de controle", finaliza José Fernando.