Focos de calor ainda assolam terreno desde a noite de domingo (17)

Fumaça de terreno em chamas prejudica moradores no Pioneiros e Universitário
Focos de calor ainda assolam terreno desde a noite de domingo (17) / Foto: Fumaça intensa na região (Fala Povo Midiamax)

Um incêndio atinge um extenso terreno no cruzamento da Rua Dom Henrique e Newton Grande, entre os bairros Pioneiros e Universitário, em Campo Grande. A intensa fumaça atrapalha a visibilidade e prejudica a saúde dos moradores da região, na manhã desta segunda-feira (18).

Conforme um morador, a área foi atingida pelas chamas na noite de domingo (17). Nas imagens enviadas pelo canal do Fala Povo Midiamax, é possível ouvir o ruído do matagal seco queimando. Além disso, as árvores do espaço também são atingidas pelas chamas.

Tempo seco e risco de incêndios
O início da semana em Mato Grosso do Sul será de extremos e condições climáticas de atenção. O monitoramento indica que todos os 79 municípios devem registrar tempo seco, quente e ventania. Contudo, a próxima semana pode ter ameno, com a aproximação de uma nova frente fria. 

Conforme o ClimaTempo, o aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai no decorrer desta segunda-feira (18) começa a aumentar a condição de vento no Estado e no Sul do Brasil.

Cerca de 20 cidades da região sul e sudoeste de MS estão em alerta de vendaval, com ventos oscilando entre 40 e 60 km/h. O aviso, de perigo potencial, segue vigente até as 23h59 de hoje.

Cuidados
O risco é muito alto para problemas relacionados a ventania como queda de estruturas — principalmente as mais fragilizadas — destelhamentos, queda de árvores e interrupção da distribuição de energia elétrica.

A umidade relativa do ar permanecerá baixa, com valores mínimos entre 8% e 20% em grande parte do território, configurando estado de atenção conforme critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Ou seja, a baixa umidade do ar aliada a ventania pode favorecer incêndios florestais. A recomendação é redobrar atenção quanto ao uso de fogo e descarte de materiais que possam provocar incêndios.