Fonoaudióloga é a profissional da área da saúde, que trabalha os diferentes aspectos da comunicação humana.

Fonoaudióloga Christiane Yanez Brites explica: O que faz este profissional e quais são as suas áreas de atuação
Fonoaudióloga Dra. Christiane Yanez Brites. / Foto: MaracajuSpeed

Dra. Christiane Yanez Brites é formada a 17anos, e se formou na Universidade Católica Dom Bosco Campo Grande/MS, como especialista em saúde pública, possui seu CRFA 535936, e atua com sua especialidade em Maracaju a cerca de cinco anos, atendendo no UBS Miguel Pedroso Ferreira, ESF Conjunto Egídio Ribeiro, todas as quinta-feira, no período matutino e vespertino.

“Recebo pacientes com distintas dificuldades e limitações, e quando se tem a necessidade de atendimentos mais específicos, realizo o devido encaminhamento do paciente ao especialista, mas atualmente os maiores problemas dos pacientes, são os atrasos de fala em crianças e dificuldades de aprendizagem, além de trocas, omissões na fala e dificuldade na escrita. A intervenção fonoaudiológica, se dá através de exercícios de motricidade oral, estímulo na escrita e linguagem, mas existem casos de pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral), e sofrem com a perda da fala, e criaram dificuldades para engolir e deglutir; nestes pacientes realizo atividades, que auxilia na sua reabilitação.” afirmou Dra. Christiane Yanez Brites.

O que faz um fonoaudiólogo?

Atividades vão de tratamento dos transtornos da fala a aperfeiçoamento da voz para locutores e cantores; Conselho reconhece 11 especialidades.

0 fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.

Trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, hospitais, home care, asilos, creches e berçários, instituições de ensino, em gestão de serviços, empresas, emissoras de rádio, TV, indústrias, dentre outros.

Para exercer a Fonoaudiologia é necessário concluir a graduação na área e possuir registro profissional ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Áreas de atuação

São 11 as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Veja o que compreende cada uma:

  1. Audiologia: Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva; realizar diagnóstico audiológico e reabilitação; selecionar e adaptar próteses auditivas.
  2. Linguagem: Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
  3. Motricidade orofacial: Prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Realizar também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
  4. Saúde Coletiva: Construir estratégias de planejamento e gestão e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
  5. Voz: Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantor, locutor, jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.
  6. Disfagia: Diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos da deglutição.
  7. Fonoaudiologia educacional: Promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
  8. Gerontologia: Prevenir, avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar os transtornos relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
  9. Fonoaudiologia neurofuncional: Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
  10. Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva; detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência no trabalho sem restrição da atividade profissional.
  11. Neuropsicologia: Prevenir, avaliar e tratar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

*Com informações do Conselho Regional de Fonoaudiologia (2a Região SP) e Lisandra Matias (guia do estudante).