Vigilância Sanitária orienta que todas as denúncias devem ser feitas na Ouvidoria Municipal do SUS

Flagrou situação insalubre em cozinha de restaurante? Saiba como denunciar
Vigilância Sanitária orienta que todas as denúncias devem ser feitas na Ouvidoria Municipal do SUS / Foto: Piso de restaurante interditado na quinta-feira (14). (Divulgação, Vigilância Sanitária de Campo Grande)

A interdição da cozinha de um restaurante especializado em cozinha japonesa, efetua na quinta-feira (14) pela vigilância sanitária, assustou os apreciadores das iguarias orientais, tais como sushis e sashimis.

Tal ingrediente, servido de forma crua, torna a preparação sensível e suscetível à perda das condições adequadas para consumo. No caso do restaurante interditado ontem, os agravantes foram as péssimas condições de higiene constatadas durante vistoria dos agentes.

Foram encontradas condições insalubres e de risco à saúde, como um fogão encrustado com sujidades e caixas de gordura abertas. Além disso, o oléo utilizado para preparação de sushis fritos estava com escura e densa.

Durante a inspeção, foram constatadas o armazenamento e manipulação de produtos perecíveis fora da refrigeração; falta de estrutura e materiais adequados para higienização das mãos; e ausência de condições mínimas para funcionamento seguro.

O local foi lacrado pela Vigilância Sanitária até a regularização do espaço.

Como solicitar vistoria
Segundo o portal da VIgilância Sanitária, em caso de flagrantes ou suspeitas, as denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Ouvidoria SUS (Sistema Único de Saúde), pelo telefone (67) 3314-9955 ou 0800-314-9955. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30; e aos sábados, das 7h às 12h.

O atendimento presencial é feito das 7h às 17h, na Rua Bahia, n. 280 – Centro. A Ouvidoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br e um formulário on-line.

Conforme orienta a Vigilância Sanitária, “a Ouvidoria SUS é o canal oficial e seguro para registrar denúncias, reclamações, sugestões e elogios”

Por meio dele, é possível o registro da denúncia pelo canal oficial, o que “garante que sua manifestação seja analisada e que tenha encaminhamento correto”.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ressaltou em nota que a “população pode e deve participar ativamente da fiscalização, denunciando irregularidades pelos canais oficiais da Ouvidoria SUS Municipal”. Além disso, deve evitar “consumir em locais que apresentem condições insatisfatórias. Essa postura ajuda a prevenir riscos e proteger a saúde coletiva.”