Vigilância Sanitária orienta que todas as denúncias devem ser feitas na Ouvidoria Municipal do SUS
A interdição da cozinha de um restaurante especializado em cozinha japonesa, efetua na quinta-feira (14) pela vigilância sanitária, assustou os apreciadores das iguarias orientais, tais como sushis e sashimis.
Tal ingrediente, servido de forma crua, torna a preparação sensível e suscetível à perda das condições adequadas para consumo. No caso do restaurante interditado ontem, os agravantes foram as péssimas condições de higiene constatadas durante vistoria dos agentes.
Foram encontradas condições insalubres e de risco à saúde, como um fogão encrustado com sujidades e caixas de gordura abertas. Além disso, o oléo utilizado para preparação de sushis fritos estava com escura e densa.
Durante a inspeção, foram constatadas o armazenamento e manipulação de produtos perecíveis fora da refrigeração; falta de estrutura e materiais adequados para higienização das mãos; e ausência de condições mínimas para funcionamento seguro.
O local foi lacrado pela Vigilância Sanitária até a regularização do espaço.
Como solicitar vistoria
Segundo o portal da VIgilância Sanitária, em caso de flagrantes ou suspeitas, as denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Ouvidoria SUS (Sistema Único de Saúde), pelo telefone (67) 3314-9955 ou 0800-314-9955. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30; e aos sábados, das 7h às 12h.
O atendimento presencial é feito das 7h às 17h, na Rua Bahia, n. 280 – Centro. A Ouvidoria disponibiliza ainda o e-mail ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br e um formulário on-line.
Conforme orienta a Vigilância Sanitária, “a Ouvidoria SUS é o canal oficial e seguro para registrar denúncias, reclamações, sugestões e elogios”
Por meio dele, é possível o registro da denúncia pelo canal oficial, o que “garante que sua manifestação seja analisada e que tenha encaminhamento correto”.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) ressaltou em nota que a “população pode e deve participar ativamente da fiscalização, denunciando irregularidades pelos canais oficiais da Ouvidoria SUS Municipal”. Além disso, deve evitar “consumir em locais que apresentem condições insatisfatórias. Essa postura ajuda a prevenir riscos e proteger a saúde coletiva.”











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!