Embrapa Agropecuária Oeste acusou ventos fortes na região no início da tarde; frente fria derruba temperaturas no Estado no sábado.

Fim de tarde tem chuva de granizo e estragos em praça de pedágio
Ventania na região de Caarapó arrancou cobertura de passarela na praça de pedágio; não houve feridos. / Foto: Direto das Ruas

Rajadas de vento com velocidade de até 40 km/h atingiram no início da tarde desta sexta-feira (24) a região de Dourados –a 233 km de Campo Grande–, onde também houve queda de granizo. Uma praça de pedágio da CCR MSVias entre o município e Caarapó teve telhas arrancadas de uma passarela e barreiras de sinalizaçao movidas pela ventania. Não houve feridos.

A Embrapa Agropecuária Oeste, que realiza medições climáticas no município, registrou rajadas de 36 km/h por volta das 14h19 –intensidade considerada forte, segundo o órgão. Leitores também registraram queda de granizo em algumas regiões da cidade.

Por volta das 17h, a velocidade do vento já era considerada “quase calma”, por volta de 3 km/h. Há uma pequena possibilidade de chuva entre a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado (25) na região.

Por meio do canal Direto das Ruas, o Campo Grande News recebeu vídeo mostrando quedas de telhas na praça da CCR entre Dourados e Caarapó. As imagens mostram, ainda, barreiras movidas no local. A assessoria da concessionária confirmou os danos causados pela ventania, que destelhou a passarela na praça de pedágio e arrancou placas de sinalização. Contudo, já foi providenciada a limpeza da pista e as operações foram retomadas normalmente.

O vento é decorrente da aproximação de uma frente fria da região Centro-Sul de Mato Grosso do Sul. Por volta das 14h desta sexta, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) recebeu dados apontando concentração de nuvens sobre Mato Grosso do Sul e grande parte do Sul do país. Pela manhã, a meteorologia emitiu alerta sobre fortes ventos e possibilidade de formação de tornados na região de fronteira.

Segundo o órgão, o sábado promete ser chuvoso em praticamente todo o Estado, exceto no Sul –onde o tempo fica firme, mas com frio intenso. As temperaturas podem chegar aos 9ºC na região de Dourados e Ponta Porã, bem como em Coxim –nas três cidades, o Cemtec aponta máxima de 20ºC. Na Capital, os termômetros oscilam entre 13ºC e 21ºC.

No domingo (26) o ar polar deve avançar, reduzindo as nuvens e reduzindo mais as temperaturas, não havendo previsão de chuva –no extremo Sul do Estado pode haver geada ao amanhecer. A umidade do ar varia entre 70% e 20%, segundo o Cemtec. As temperaturas voltam a subir na segunda-feira (27).