Grupo atravessará centro da cidade e retornar para sede da paróquia

Fiéis lotam ruas de Campo Grande com carreata pela Padroeira do Brasil

A carreata que dá sequência as celebrações pelo Dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, reúne na tarde desta quinta-feira (12) dezenas de veículos pelas ruas de Campo Grande. Na concentração, marcada para as 15h30 na Praça do Papa, totalizaram-se cerca de 30 veículos. Porém, conforme observado nos anos anteriores, vários outros carros aderem ao fluxo no decorrer da trajetória, inclusive um trio elétrico, que deve partir da sede da paróquia e encontrar a carreata.

Em um dos veículos, a imagem da Padroeira foi fixada, sobre a imagem da bandeira nacional,onde seguirá por todo o trajeto. De acordo com a organização e com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a carreata parte da Praça do Papa, seguindo pela Presidente Vargas, Julio de Castilho, Duque de Caixas e Afonso Pena até a Rua Bahia. Neste ponto, a carreata segue até a Mato Grosso e retorna sentido bairro, até à sede da paróquia, que fica na Avenida Tamandaré. Lá, às 19h, será realizada a missa, comandada pelo bispo Dom Mariano Danecki. No trecho da Avenida Afonso Pena com a Rua bahia, o número de veículos envolvidos na procissão motorizada ultrapassava 100.

Devoto da padroeira, o militar Antonio Felipe Neman, de 48 anos, partipa da carreata como um gesto de demonstração de fé e gratidão. "A importância de Nossa Senhora na religião é que ela representa a maternidade, ou seja, é ela quem sempre socorre seus filhos na hora de dificuldade. É uma grande referência para os católicos, representa uma mulher de muita força e fé", aponta.

5 mil fiéis

Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz de Nossa Senhora Conceição Aparecida, na Avenida Tamandaré, em Campo Grande. Hoje comemoram-se 300 anos do encontro da imagem, da santa que é a padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba.

O festejo começou com carreata às 6 horas e seguiu com missa às 7h30, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. Com bandeirinhas do jubileu da Padroeira, os fiéis se emocionaram com a entrada da imagem.

 A organização espera que aproximadamente 5 mil pessoas passem pelo santuário durante o dia, contando com a celebração eucarística de logo mais. Uma estrutura foi montada na área externa do santuário, de forma a acomodar fieis, com disponibilização de cadeiras e tenda para proteger do sol.

Fiéis lotam ruas de Campo Grande com carreata pela Padroeira do Brasil