Projeto tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; bancos informam canais para denúncias

A discussão e conscientização contra o feminicídio pode chegar às ruas de Mato Grosso do Sul com a instalação de um banco vermelho gigante em local público movimentado. O mobiliário chamativo visa estimular a reflexão sobre as mortes de mulheres e informar contatos de emergência para as vítimas, como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o telefone da Casa da Mulher Brasileira.
De acordo com dados do Monitor da Violência Contra a Mulher, Mato Grosso do Sul registrou 18 feminicídios neste ano. A última foi Michely Rios Midon Oure, morta pelo próprio filho em Glória de Dourados. No ano passado, foram 35 registros, enquanto em 2023 foram 30 feminicídios, e 44 mortes em 2022.
A proposta apresentada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) é que o Estado se junte a outras 12 unidades da federação que participam do Projeto Banco Vermelho Gigante, promovido pelo “Instituto Banco Vermelho”, fundado em novembro de 2023. A ideia é “sentar, refletir e agir” a favor do feminicídio zero.
IBC começou em 2023 e chegou a outros estados. (Divulgação IBC)
A autoria do Projeto de Lei 182/2025 é do deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos). O partido realizou nesta semana uma conversa entre lideranças femininas e entre os convidados estavam representantes do Instituto Banco Vermelho.
O PL prevê ações de conscientização em escolas, universidades, rodoviárias, aeroportos e outros lugares de grande circulação de pessoas. Outra ideia é realizar uma premiação para os melhores projetos relacionados à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher e à reintegração da vítima.
As medidas estariam em alinhamento com as ações do mês Agosto Lilás, dedicado à conscientização sobre a Lei Maria da Penha. No ano passado, o Projeto Banco Vermelho foi incluído na Campanha Agosto Lilás (Lei nº 14.448/2022) por meio da Lei Federal nº 14.942, de 31 de julho de 2024, sancionada pelo presidente Lula (PT).
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!