A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), Ministério da Cultura (MINC) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), recebe amanhã (29), a partir das 9h, o encerramento do Curso de Formação de Gestores Culturais do Centro-Oeste. A iniciativa acontecerá no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS).

A abertura do evento contará com a apresentação do Grupo de Dança da Colônia Paraguaia e a presença do o Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e sua subsecretária Andréa Freire. Participarão também gestores de Cultura de 30 municípios: Corumbá, Três Lagoas, Ladário, Aquidauana, Bodoquena, Terenos, Sidrolândia, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Paranhos, Amambai, Brasilândia, Maracajú, Dourados, São Gabriel do Oeste, Batayporã, Campo Grande, Coxim, Jateí, Rio Verde de MT, Chapadão do Sul, Paranaíba, Antônio João, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado e Bataguassu.

O curso é parte integrante do processo de implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Centro-Oeste e foi destinado a gestores públicos, conselheiros e agentes culturais, das esferas estaduais, municipais e distrital, responsáveis por gerir bens e serviços culturais. Segundo a coordenadora do curso em Mato Grosso do Sul, Cláudia Medeiros, neste último encontro serão apresentados os trabalhos de conclusão de curso feitos pelos alunos de Mato Grosso do Sul, que se tornarão uma referência de ações que poderão ser desenvolvidas nos municípios do Estado.

A capacitação teve carga horária total de 240 horas e foi desenvolvido em três temáticas. A primeira discutiu “Cultura, Diversidade e Desenvolvimento”, a segunda “Políticas Públicas de Cultura” e a última “Planejamento e Gestão Pública da Cultura”. Foram oferecidas 210 vagas, com inscrições do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) está localizado no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro. Mais informações podem ser obtidas na SECTEI, com Cláudia Medeiros, no telefone (67) 3316-9338.