Fazendeira de MS é multada em R$ 30 mil por erosão em área de preservação
Erosão foi em mata ciliar em Paranaíba. / Foto: PMA/ Divulgação

Uma fazendeira de Paranaíba, cidade a 396 km da capital de Mato Grosso do Sul, foi multada em R$ 30 mil pelo surgimento de erosões em uma Área de Preservação Permanente (APP). O caso aconteceu na propriedade dela, que fica no município.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), a degradação do solo comprometeu matas ciliares. Cerca de seis hectares foram afetados. O motivo do dano ambiental seria o pisoteamento de gado. O local, segundos os policiais, não tinha proteção para impedir a presença dos animais.

Policiais chegaram até local depois de uma denúncia do Ministério Público Estadual (MPE). Segundo a PMA, os policiais constataram as erosões durante fiscalização.

Além de pagar multa, a fazendeira vai ter que apresentar um Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD). O prazo para a entrega do documento ao órgão ambiental é de 90 dias.

A área afetada ainda foi interditada para evitar que o gado continue entrando no local. Atividades agrícolas e pecuárias foram proibidas no local.

De acordo com a PMA, a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente. O que evita multas e outras punições.