O produtor de filmes, palestrante político e escritor G Edward Griffin publicou em 1974 o livro Um Mundo sem Câncer (World Without Cancer) contando a história da vitamina B17. O autor aponta fatos relevantes sobre como esta vitamina está afetando a vida de cada um de nós na cura e prevenção do câncer.

Griffin conta em seu livro que, em 1952, outro Bioquímico chamado Ernest Theodore Krebs Jr. divulgou, após anos de pesquisa, que o câncer é uma doença decorrente da carência de vitamina B17. Ele informou que esta carência nutricional se disseminou na atual sociedade devido ao fato dessa vitamina estar praticamente desaparecida da dieta do homem moderno. Baseado nesta afirmativa, cientistas do mundo verificaram que algumas populações do planeta jamais contraíram a doença pelo fato de terem uma quantidade considerável de B17 em sua dieta.

A vitamina B17 pode ser encontrada em quantidades consideráveis nas sementes de damasco, cereja, nectarina, pêssego, maçã, pera e ameixa. Mas existem outro alimentos como amêndoa, macadâmia, fava, amora, cereja, broto de bambu, folhas de alfafa, folha de eucalipto e mandioca.

Embora este tipo de tratamento não seja reconhecido pela FDA (Food and Drug Administration) muitas pessoas tem procurado este meio alternativo na busca da cura e prevenção do câncer.