A exposição começa em uma segunda-feira de 2017 e só encerra na segunda-feira do ano que vem”.

Expomara 2017: Mauricio Saito destaca potencial produtivo de Maracaju

O município com maior área plantada em agricultura de Mato Grosso do Sul, cerca de 253 mil hectares, é também o local onde acontece a 49ª edição da Expomara, feira agropecuária de Maracaju. Durante a cerimônia de abertura, realizada na última terça-feira (06), as lideranças rurais e políticas falaram do potencial produtivo do município e da importância da união do setor.

Para o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, os resultados obtidos no município são exemplos para o restante do Estado. “Maracaju é reconhecido pelo empreendedorismo, aplicação de tecnologias e a importante presença da comunidade científica. Este é um dos sindicatos que mais demandam cursos e, que este ano, atenderá mais de sete mil crianças com o Agrinho, maior programa de responsabilidade social do Senar/MS. Os números mostram o quanto este sindicato é engajado”.

Do mesmo modo, o anfitrião, presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, reforçou a importância do crescimento do Agro para o desenvolvimento local. “O evento aproxima ainda mais o campo e a cidade e oportuniza o conhecimento.

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju também destacou a representatividade e a parceria do Sistema Famasul nas conquistas dos resultados. “A seriedade da Federação mostra como se organiza uma casa. Aprendo muito com essa diretoria que apoia e representa, de fato, o produtor rural”.

Fazendo referência ao PIB – Produto Interno Bruto, o secretário de gestão estratégica do Governo de MS, Eduardo Riedel, falou do peso do agro nos resultados. “Precisamos lembrar que 80% deste 1% de acréscimo do Produto Interno Bruto vem do Agro. O Estado está firme, cumprindo com suas obrigações e municípios como Maracaju contribuem fortemente para este desempenho positivo”, acrescenta.

“Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje, dada por aquele que considero meu padrinho, o Juliano. E aproveito para dizer o quanto o Maurício me ensina e me faz aprender o significado da palavra resiliência, o que nos dá força para continuar desenvolvendo a atividade rural”, afirma o diretor da Aprosoja/MS, André Dobashi.

O deputado estadual, Felipe Orro, representou a Assembleia Legislativa de MS no evento. “O município que tem um dos maiores desempenhos produtivos do estado é um orgulho para o Estado, exemplo de produtividade, característica que atrai o olhar de outras regiões do país”, comenta.

Estiveram presentes na cerimônia, o diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor executivo, Lucas Galvan, a 2ª diretor tesoureira, Thais Faleiros; o vice- prefeito municipal, Juarez Sanches; a deputada estadual, Mara Caseiro, entre outros representantes do setor.