Familiares dizem que Edilsio perdeu a vida por exaustão.

Exército abre inquérito, mas se nega a comentar morte de jovem em quartel de Aquidauana
Jovem pode ter morrido por exaustão em quartel. / Foto: Reprodução arquivo pessoal

O Comando Militar do Oeste informou, nesta sexta-feira (18), que o Exército Brasileiro abriu inquérito policial militar, para apurar a morte de Edilsio Morais da Silva Filho, 18 anos. O rapaz passou mal após uma corrida, dia 16 de fevereiro, nas dependências do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana. 

O militar se sentiu mal após corrida de três quilômetros e foi para o alojamento. Lá, ele foi atendido por um médico da unidade. Ao constatar a gravidade do caso, o candidato foi levado para um hospital da cidade, onde foi a óbito. 

A assessoria do CMO resumiu a dizer que Edilsio fazia testes para o curso oficiais temporários do NPOR (Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva) e ingressou no serviço militar na segunda-feira (14). 

Nas redes sociais, um amigo postou que a causa da morte do jovem foi rabdomiólise, que, segundo a postagem, ‘’é uma doença caracterizada pela exaustão e destruição das fibras musculares, que o levou a um quadro de hepatite fulminante, e como consequência arritmia cardíaca por desidratação’’. 

A suspeita de morte por exaustão é reforçada diante dos relatos de familiares, que alegam que Edilsio fazia treinamentos diante de sol forte e sem hidratação. Ele acumulava diversas funções na unidade e reclamava de cansaço. 

O rapaz era considerado estudioso, educado e de bom astral. A escola, onde o rapaz concluiu o ensino médio, também emitiu uma nota de pesar. 

“É com imensa dor no coração, que comunicamos o falecimento de nosso querido aluno. Lamentamos profundamente essa perda, a Escola expressa o mais sincero sentimento aos familiares e amigos. Descanse em paz, menino”, publicou a escola.  

O jovem foi velado e sepultado na quinta-feira (17), em Aquidauana.