Sebrae lançou nesta sexta-feira cartilha para orientar candidatos a realizar gestões empreendedoras.
As tradicionais reuniões eleitorais, um dos meios mais usados pelos candidatos para angariação de votos, ainda tem um futuro incerto em 2020.
De acordo com o membro do Tribunal Regional Eleitoral, Daniel Castro Gomes da Costa, a evolução da pandemia no Estado vai determinar na autorização, ou não, das campanhas presenciais.
“Vai ser verificado caso a caso se há, ou não, algum risco à biossegurança a realização das reuniões e qual seria o quantitativo”, apontou.
As novas condições de sociabilidade causadas pela pandemia despertaram a criatividade dos candidatos.
As convenções partidárias - reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas com direito a voto escolhem os candidatos que disputarão o pleito – foram autorizadas pela Justiça Eleitoral a serem feitas de modo virtual.
Assim como a digitação da ata, registro lista de presença, cadastro dos candidatos e encaminhamento dos documentos para Justiça Eleitoral.
Formato drive-in, reuniões pelo Google Meet e Zoom, lives pelo Facebook e YouTube, e até caminhada ao ar livre foram usados nas convenções de Campo Grande.
Os 15 concorrentes à prefeitura da Capital deverão continuar explorando os recursos midiáticos para popularizar suas propostas, já que há pouco mais de 30 dias para o pleito, a taxa de contaminação do vírus ainda não abaixou na cidade.
Mas os eleitores devem redobrar as atenções para este formato, que pode propiciar o aumento das fake news, muito usadas nas campanhas presidenciais do Brasil em 2018, e dos Estados Unidos, em 2016.
“A Justiça Eleitoral tem feito um forte trabalho de combate a desinformação nas últimas eleições, com conscientização dos eleitores e candidatos. Se chegar à Justiça Eleitoral algum descumprimento das leis contra as notícias falsas, atitudes serão providenciadas”, ressaltou Costa.
Candidato Empreendedor
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um guia para candidatados a prefeitos e vereadores de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (25).
Ele dá dicas práticas sobre desenvolvimento econômico dos municípios, por meio do fomento ao empreendedorismo e do apoio aos pequenos negócios.
“Os pequenos negócios representam 98% das empresas no país, são responsáveis por 54% dos empregos formais, 30% de toda a riqueza nacional e estão presentes em 100% dos municípios brasileiros”, divulgou, em nota, o Sebrae.
A cartilha oferece 10 dicas aos candidatos:
1º Gere Emprego;
2º Mobilize lideranças;
3º Desburocratize e simplifique;
4º Apoie o empreendedor;
5º Compre no município;
6º Inclua empreendedorismo nas escolas;
7º Qualifique quem mais precisa;
8º Fortaleça a identidade do município;
9º Incentive a cooperação;
10º Promova inovação e sustentabilidade.
“Depois da pandemia o que acontecerá? O empreendedorismo pode fortalecer a economia local e ajudar na retomada dos municípios. Esse pode ser o diferencial na escolha de um candidato nessas eleições”, apontou o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalindo, que representou a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) no evento.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!