Estudante cria joias bizarras que utilizam ganchos em suas veias para transformar fluxo sanguíneo
/ Foto: Metro

Se você pensa que usar um sapato apertado é algo desconfortável e doloroso, então irá se chocar com a nova concepção de joias.

A designer israelense Naomi Kizhner lançou um conceito absolutamente fora do convencional. Suas peças inovadoras são feitos para serem inseridas dentro de suas veias, aproveitando a energia cinética dos movimentos involuntários do corpo para produzir eletricidade.

A coleção, chamada “Energy Addicts”, apresenta peças invasivas de joias que têm “agulhas” de ouro em cada extremidade, que são inseridas em veias em dois lugares. O fluxo contínuo de sangue gira a roda de ouro dentro da peça, gerando energia suficiente para produzir eletricidade para acender uma luz de LED e carregar dispositivos móveis.Naomi criou as peças, como parte de seu projeto de graduação no Colégio Hadassah de Jerusalém. Ela explicou que estava, na verdade, procurando explicações para a natureza de uma sociedade que se baseia na riqueza biológica, e também como nós, seres humanos, podemos usar melhor os recursos naturais. "Em nossa vida moderna, a energia é tudo", disse ela. "É a força que impulsiona as economias a nível mundial, muitas vezes desconsiderando as consequências e impactos ambientais".

"Eu queria explorar a abordagem pós-humanista que vê o corpo humano como um recurso", acrescentou. "Isso me interessou a imaginar o que o mundo seria uma vez que tenhamos experimentado um declínio acentuado nos recursos energéticos e como vamos alimentar a nossa dependência energética. Há lotes de empreendimentos de fontes renováveis ​​de energia, mas o corpo humano é um recurso natural para a energia e é constantemente renovado, enquanto estamos vivos".

A coleção é composta de três partes - a ponte de sangue, o Blinker, e o condutor E-Pulse. A ponte de sangue pode ser inserida nas veias do braço, por exemplo, enquanto o Blinker se encaixa sobre a ponte do nariz, aproveitando a energia gerada quando piscamos. Cada vez que o usuário pisca, há um aumento do fluxo de sangue para a área ao redor dos olhos e as joias recolhem essa energia. O conector E-pulso se encaixa na parte superior das costas, coleta de energia a partir dos nervos da medula espinhal.

Embora não seja muito provável que as pessoas vão começar a usar tais joias, Naomi acredita que tecnologicamente não estamos muito longe dessas ideias se tornarem uma realidade. Assim, a sua intenção é provocar um debate: estaremos dispostos a sacrificar nossos corpos, a fim de produzir mais energia?

"Espero que o projeto faça com que as pessoas pensem sobre a possibilidade de que este poderia ser o seu futuro, e fazê-las pensar sobre se é o futuro que queremos ou se podemos fazer algo diferente hoje para evitarmos chegar neste extremo", concluiu.