
Um escorpião diferente dos comuns apareceu no quintal da casa do autônomo Ronaldo Ortiz da Silva, 29. Ele mora no bairro Jardim Montevideu, região da saída para Cuiabá (MT), e conta que na noite de segunda-feira (25) encontrou o animal em seu quintal. Assustado e sem conseguir identificar a espécie, mandou fotos para o Direto das Ruas via WhatsApp.
Ronaldo conta que o animal apareceu no quintal e, por não saber se realmente era um escorpião e se é venenoso, ele decidiu capturá-lo. O leitor teve medo de que o bicho causasse danos a sua família.
O Campo Grande News entrou em contato com o biólogo Élson Borges, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para saber mais sobre o animal. O profissional o identificou como sendo um escorpião vinagre.
Apesar da aparência assustadora, o animal possui "garras", mas não tem ferrão. Essa espécie não possui veneno, de acordo com ele.
Porém, o escorpião vinagre não é tão inofensivo e lança uma secreção, cujo cheiro lembra vinagre, por isso o nome. Este material lançado é ácido, alcançando até meio metro de distância, causando queimaduras leves e irritação nos olhos.
O escorpião vinagre tem até 10 centímetros e vive em lugares úmidos e escuros, sendo típico da região de Mato Grosso do Sul. O animal geralmente é encontrado à noite, momento que sai para caçar pequenos insetos.
Por gostar de locais úmidos e com folhagem, a recomendação é para sempre deixar o quintal limpo, de forma a não atrair esse tipo de animal. Caso encontre um, a orientação é evitar qualquer tipo de contato.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!