Escorpião "diferente" aparece em residência e assusta morador

Um escorpião diferente dos comuns apareceu no quintal da casa do autônomo Ronaldo Ortiz da Silva, 29. Ele mora no bairro Jardim Montevideu, região da saída para Cuiabá (MT), e conta que na noite de segunda-feira (25) encontrou o animal em seu quintal. Assustado e sem conseguir identificar a espécie, mandou fotos para o Direto das Ruas via WhatsApp.

Ronaldo conta que o animal apareceu no quintal e, por não saber se realmente era um escorpião e se é venenoso, ele decidiu capturá-lo. O leitor teve medo de que o bicho causasse danos a sua família.

O Campo Grande News entrou em contato com o biólogo Élson Borges, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para saber mais sobre o animal. O profissional o identificou como sendo um escorpião vinagre.

Apesar da aparência assustadora, o animal possui "garras", mas não tem ferrão. Essa espécie não possui veneno, de acordo com ele.

Porém, o escorpião vinagre não é tão inofensivo e lança uma secreção, cujo cheiro lembra vinagre, por isso o nome. Este material lançado é ácido, alcançando até meio metro de distância, causando queimaduras leves e irritação nos olhos.

O escorpião vinagre tem até 10 centímetros e vive em lugares úmidos e escuros, sendo típico da região de Mato Grosso do Sul. O animal geralmente é encontrado à noite, momento que sai para caçar pequenos insetos. 

Por gostar de locais úmidos e com folhagem, a recomendação é para sempre deixar o quintal limpo, de forma a não atrair esse tipo de animal. Caso encontre um, a orientação é evitar qualquer tipo de contato.