Escolas do Sesi usam plataforma tecnológica na preparação de alunos para o Enem
Plataforma prepara para o Enem

Com o intuito de preparar os alunos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul estão utilizando uma plataforma tecnológica de ensino personalizada. Trata-se do Geekie Lab, que tem como proposta um novo conceito de estudo capaz de identificar os pontos de domínio, aptidões e dificuldades dos estudantes por meio de avaliações diagnósticas e, com base nesses resultados, traçar um plano de estudos com vídeo aulas e exercícios.

Segundo a gerente de educação do Sesi, Simone de Figueiredo Cruz, a ferramenta ressignifica a concepção de cursinho. "Por meio da plataforma de estudos, os alunos são capacitados para o Enem, fazendo exercícios personalizados de acordo com o desempenho do aluno, ampliando suas competências nas áreas de conhecimento. Além das avaliações para diagnóstico, essa ferramenta faz parte da rotina diária das aulas nas escolas do Sesi no Estado, além de estudos complementares em horários alternativos, conforme a disponibilidade do aluno para melhor produtividade", declarou, informando que, entre o fim de abril e início do mês de maio, os alunos das escolas do Sesi fizeram o primeiro simulado.

Para a diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Gláucia Campos, a ferramenta é motivo de orgulho. "Temos a oportunidade de planejar nossas ações pedagógicas, monitorar os resultados por meio dos relatórios disponíveis e acima de tudo nos adaptar às demandas dos novos tempos de uma forma descomplicada", disse. Já a diretora da Escola do Sesi de Três Lagos, Zuleica Alves Guimarães, salientou que o Enem tem grande importância na vida dos estudantes. "Por isso a escola deve buscar diferentes estratégias que contribuam para a melhoria das performances dos alunos", reforçou.

Para a coordenadora pedagógica da Escola do Sesi de Três Lagoas, Eliana da Silva Ferreira, os simulados são grandes aliados dos alunos. "Eles os ajudam a conhecer seus pontos fortes e fracos, além de prepara-los para uma prova que exige muita leitura e concentração", falou. "Poder acompanhar o desenvolvimento, a autonomia e os planos dos alunos nos motivam a querer fazer um trabalho cada vez melhor, para que superem suas dificuldades e concretizem seus ideais. Essa ferramenta atende as expectativas desse processo, pois sinaliza os equívocos e o que os alunos precisam melhorar para a concretização de suas metas", destacou a diretora da Escola do Sesi de Maracaju, Márcia Emiko Kondo Yamazaki.

A coordenadora pedagógica da Escola do Sesi de Dourados, Sueli Matos, também aprovou a ferramenta e destacou o plano de estudos. "Trata-se de um guia para a melhoria no aprendizado dos alunos", pontuou. Já a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus, acrescentou que o Geekie Lab contribui muito para a aprendizagem dos alunos. "Nos ajuda a prepará-los para tendências profissionais que exigem o domínio da informatização e otimização do tempo", afirmou.

A diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, ressaltou que por meio do Geekie Lab é possível mensurar o grau de aprendizagem de cada educando, enquanto a diretora da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Silvia Lúcia Bernardes Watanabe, reforçou a importância do simulado. "Demonstra o quanto a Escola do Sesi se preocupa em investir na formação do educando, para que se prepare durante o ensino médio e alcance os melhores desempenhos nas avaliações externas", assegurou.
Alunos

Os alunos também aprovaram a iniciativa. "Eu gostei muito de realizar o simulado pelo Geekie, pois, por meio dessa plataforma, posso estudar por inúmeras possibilidades e de acordo com o meu tempo disponível", disse Vinícius Dias, do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi da Capital. "As provas do Geekie foram produtivas, uma ótima ferramenta de estudos para o Enem", avaliou a aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas, Amanda Filgueiras.

Para o aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Maracaju, Filipe Muller da Mota, foi importante fazer o teste. "Assim adquirimos mais conhecimento para quando fizermos a prova do Enem e assim me preparar para cursar Engenharia Civil ou Arquitetura", afirmou. "Como sou aluno novo na escola, achei muito interessante essa ferramenta e fiquei muito animado com a avaliação. Espero ter um bom resultado e um plano de estudo que me ajude a ampliar meus conhecimentos", declarou o aluno do 1º ano do Ebep (Educação Básica do Sesi aliada com a Educação Profissional do Senai) do Sesi de Naviraí, Geovane Arcanjo.

A aluna do 3º ano do Ebep da Escola do Sesi de Naviraí, Luana Cristina Rissardi Costa, disse que a ferramenta ajuda a medir o grau de conhecimento. "E nos prepara de modo geral, pois temos que manter um grau de disciplina, concentração e organização. Também foi possível verificarmos o que ainda não sabemos em tempo hábil de corrigir nossas defasagens ou mesmo revisar os conteúdos já estudados anteriormente, as avaliações também funcionam como um método de fixação de conteúdo", declarou. "A prova foi muito bem elaborada o portal é de fácil entendimento e muito completo", disse a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá, Victória Carolline Tebaldi Mazureck.