Arquiteto considerado último dos grandes profissionais da área no Brasil faleceu neste domingo (23).

Entidades da arquitetura lamentam morte de Paulo Mendes da rocha

Paulo Mendes da Rocha, considerado um dos maiores arquitetos da história do Brasil, morreu neste domingo, 23. Diversas instituições e autoridades lamentaram a perda, considerada a maior para a arquitetura brasileira desde a morte de Oscar Niemeyer (1907-2012).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) emitiu nota de pesar se referindo a Paulo Mendes da Rocha como "ousado iconoclasta", destacando diversas honrarias recebidas por ele, como o prêmio Pritzker, em 2006, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2016, o prêmio Mies van der Rohe de arquitetura latino-americana, em 2000, a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects, em 2017, o Imperiale Praemium do Japão, em 2016.

O CAU ainda destaca o anúncio de Mendes como ganhador da Medalha de Ouro UIA 2021, que seria entregue no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA 2021 Rio, que ainda será realizado, escolhido pelo júri: "O trabalho único de Mendes da Rocha como o de um ousado iconoclasta, cujo trabalho levou a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico".

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) afirmou que o arquiteto "contribuiu profundamente para a formação da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e mundial" e relembrou as duas gestões de Mendes como presidente do departamento paulista da entidade, a primeira entre 1972 e 1973, a segunda entre 1986 e 1987.

Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, lamentou a perda: "Tempos difíceis precisam de humanistas que revelam a beleza da coexistência. Paulo Mendes da Rocha era assim". Nas redes sociais, o perfil do Governo de São Paulo publicou imagens de projetos do arquiteto no Estado, como a reforma da estação da Luz e a Capela de São Pedro Apóstolo, em Campos do Jordão.

Já o perfil oficial da Pinacoteca do Estado de São Paulo publicou um posicionamento no Instagram, destacando que o profissional foi "responsável pela grande reforma e readequação do edifício". "Em nome de todos os funcionários da Pinacoteca de São Paulo, nos solidarizamos com a família por esta enorme perda Paulo Mendes da Rocha fará falta para a cultura e para a arte do Brasil", conclui o texto.

A Fundação Roberto Marinho, em nota, destacou o trabalho do arquiteto como "responsável, juntamente com seu filho, Pedro Mendes da Rocha, pelo projeto arquitetônico do Museu da Língua Portuguesa. A reabertura do museu, no segundo semestre, será uma homenagem a ele, como parte do seu grande legado ao País".

Pedro, que segue os passos profissionais de Mendes, usou o Facebook para homenagear o pai: "Depois de tanto projetar edifícios em concreto e aço, meu pai foi projetar galáxias com as estrelas".