Entenda o porquê de algumas das regras na hora de voar

Se for sua primeira vez viajando de avião, algumas regras podem parecer bem esquisitas. “Para maior conforto e segurança, as luzes da cabine serão reduzidas” é uma frase ouvida em qualquer vôo noturno, por exemplo. Mas você sabe o motivo?

Essas regras não são simples besteiras impostas pelas companhias aéreas. Você não tem que voltar a poltrona para a posição vertical por vontade do piloto, mas sim por recomendação da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. Tudo isso faz parte dos requisitos de segurança da International Civil Aviation Organization (ICAO) e International Air Transport Association (IATA).

Redução da iluminação

"A redução da iluminação é para que os comissários de bordo visualizem o exterior da aeronave com clareza, caso haja uma situação adversa em que seja preciso evacuação", diz Marianna Monteiro, no blog mantido pela Secretaria de Aviação Civil. As luzes de dentro do avião refletem nos revestimentos das janelas e viram espelhos impedindo que a tripulação enxergue possíveis obstáculos. Por isso também, as persianas das janelas devem estar levantadas durante os pousos e decolagens.

Poltronas em posição vertical

Aqui, o fator é saúde. Durante o pouso e a decolagem, existe uma aceleração ou desaceleração elevada. Esses movimentos causam pressão, gerando desconforto e até lesões. Quanto maior a inclinação, maior a pressão.

Fechamento da mesa

Sem dúvida a mesa é uma ferramenta fundamental para as pessoas que precisam usar laptop, tablet, caderno e afins durante os voos. Mas a mesa também pode se tornar uma arma em caso de pouso de emergência em pista com obstáculos, e, mesmo com o cinto, a desaceleração brusca pode machucar nosso corpo.

Máscara de oxigênio

Em meio a todas essas regras, tem também a a máscara de oxigênio, que “cairá sobre nossas cabeças em caso de despressurização da cabine". A dúvida é: Por que colocá-la em nós primeiro antes de auxiliarmos crianças ou pessoas com dificuldades? Para Monteiro, é necessário acalmar o emocional e seguir as instruções. "Precisamos garantir a nossa respiração e integridade física, para termos condições de ajudar os pequenos ou alguém com dificuldades. Afinal, se não estivermos bem, como cuidaremos do outro?", diz ela.

Eletrônicos desligados

Você sabia que agora não precisa mais desligar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico em determinados momentos do voo? "A Anac liberou o uso de eletrônicos portáteis durante todas as etapas da viagem de avião, inclusive no pouso e decolagem. A única exigência é que o viajante respeite regras de segurança, como acionar o modo avião e manter o bluetooth e o wi-fidesligados. Os aparelhos podem ser utilizados em aviões que passaram por testes ou avaliações específicos sobre a imunidade à interferência dos dispositivos portáteis", completou Marianna.