Caso o pedido seja negado, haverá possibilidade de recurso.

Enem 2022 acontece em novembro: saiba como não pagar a taxa de inscrição
Caso o pedido seja negado, haverá possibilidade de recurso. / Foto: André de Abreu

Os alunos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem seguir com a solicitação da isenção na taxa de inscrição, no valor de R$85,00, até o dia 15 de abril. 

Em 2022, as provas acontecerão nos dias 13 e 20 em novembro. 

O pedido de isenção pode ser solicitado na página do Inep designada para tal fim, é necessário fazer o requerimento antes da abertura das inscrições.

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa no ano de 2021 e não compareceram nos dois dias de prova por algum imprevisto, mas tem o objetivo de fazer o Enem 2022 sem nem um custo, devem enviar todos os documentos que possa estar justificando o motivo da sua ausência entre os dias 4 e 15 de abril.

Os resultados para as solicitações serão divulgados no dia 22 de abril. Entretanto, caso o pedido seja negado, haverá possibilidade de recurso.

Vale lembrar que a solicitação de isenção não assegura a participação do estudante nas provas do Enem, é preciso seguir com a inscrição para efetuar as provas.

A solicitação a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem estará disponível para os alunos estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica. 

Além disso, o aluno precisa ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e manter uma renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

Além disso, comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, assim membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O estudante deve informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido. O Enem 2022 está previsto para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. Com a nota do Enem, os estudantes podem ingressar em universidades federais, públicas ou participar de programas de fomento estudantil.