Enem 2016 acontece neste fim de semana; portões serão abertos às 11h de MS

Neste fim de semana, sábado e domingo (5 e 6), segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 8 milhões de pessoas em todo o país realizarão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A seleção do Enem é a principal forma de acesso às Universidades Federais e fundamental para quem pretende uma bolsa de estudos ou financiamento estudantil em universidades particulares. Este ano, o Enem traz uma novidade: durante a aplicação das provas, os chefes de sala farão a coleta de dados biométricos dos participantes.

Provas

De acordo com o Inep, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). O exame terá início às 13h30 (horário oficial de Brasília) e será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.

No sábado, a prova terá duração de quatro horas e meia e conteúdos de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, os candidatos terão cinco horas e meia para concluírem as provas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e fazerem a redação.

Cada Participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor poderá comprometer a leitura ótica do Cartão-Resposta. É necessário, também portar um documento de identificação original com foto e o cartão de confirmação de inscrição.

Adiamento

O Ministério da Saúde (MEC) divulgou nessa sexta-feira (4), a lista de escolas ocupadas onde o Enem será adiado. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Inep, 488 pessoas terão de fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro. Para saber mais acesse www.mec.gov.br.