Proposta de deputado queria implantar o autosserviço nos postos de combustíveis e acabar com a profissão dos frentistas.

Emenda que ameaçava desempregar mais de 5 mil frentistas de MS é barrada
Frentistas tiveram empregos mantidos. / Foto: André Lessa/Exame

O risco dos frentistas ficarem desempregados em Mato Grosso do Sul foi eliminado na noite desta quinta-feira (25) com a rejeição da emenda criada pelo deputado federal Kim Kataguri (DEM-SP), que queria implantar o autosserviço nos postos de combustíveis, situação semelhante nos Estados Unidos e alguns países da Europa.

A emenda foi barrada pela Câmera dos Deputados e os 5 mil frentistas sul-mato-grossenses respiram mais aliviados em tempos de pandemia.

O Sinpospetro-MS (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e
Derivados de Petróleo do MS) explicou que se juntou com demais entidades, apoio de deputados e demais grupos para derrotar a proposta.

O presidente do sindicato, José Hélio da Silva dise que a MP foi aprovada sem nenhum reparo, mas que a emenda foi retirada pelo deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE).

“As articulações e pressão política que fizemos em todos os estados, junto às bancadas federais acabaram dando certo. Aqui em Mato Grosso do Sul, enviamos ofícios a todos os deputados da nossa bancada e inclusive para os senadores, para que ajudassem na não aprovação da emenda 18”.

O sindicalista  agradeceu o apoio dos parlamentares do Estado que não só não aprovaram a medida que acabaria com mais de 5 mil empregos no Estado, como também fizeram lobby junto a outros parlamentares para fazerem o mesmo.