Conforme a Agepen, deste total, 536 participantes são de Campo Grande.

Em MS, 1,5 mil presos vão fazer provas do Enem em janeiro
Custodiadas realizando prova, em presídio. / Foto: Divulgação/Agepen

Em Mato Grosso do Sul, 1.589 presos vão realizar o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade), nos dias 10 e 11 de janeiro. A aplicação da prova será em 39 unidades da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul).

Além dos custodiados, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e presos da Penitenciária Federal de Campo Grande, também vão fazer as provas.

Conforme dados da Agepen, o total de participantes este ano em presídios estaduais é 51% maior do que o registrado em 2022, com 1.050 inscritos.

Conforme informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Municípios – Em Campo Grande, serão 536 participantes. Além da Capital, as provas serão realizadas em unidade penais de Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Paranaíba, Bataguassu, Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Jardim, Rio Brilhante, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Jateí, Coxim, Caarapó, Ivinhema, Nova Andradina e Naviraí e Dois Irmão do Buriti.

A custodiada, Rosana Penajo, 40 anos, cumpre pena no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, onde concluiu ensino médio. “O Enem está chegando e minha expectativa é conseguir uma boa nota, pois em breve irei para o semiaberto, e as notas do exame são essenciais para eu conseguir cursar o ensino superior. Só tenho gratidão a todos os envolvidos neste projeto que poderá abrir portas para mim no futuro”, comenta.

Exame regular – Também, nos dias 10 e 11 de janeiro, o Inep vai reaplicar as provas para os estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico ou estavam acometidos por doenças infectocontagiosas (comprovadas), no dia da aplicação regular.

Em Mato Grosso do Sul, 22 estudantes vão fazer a prova. No Brasil, o total é de 3.251 participantes do Enem 2022.