Moradores de MS ficaram mais de 70h sem energia elétrica após temporal.

Durante sessão, deputados se dividem sobre serviços da Energisa após temporal em MS

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se dividiram sobre os serviços prestados pela Energisa após o temporal que atingiu o Estado. O debate foi levantado durante as explicações pessoais na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Moradores de MS ficaram até 72h sem energia elétrica após a tempestade.O primeiro inscrito, deputado Zé Teixeira (DEM, que se fundiu com PSL para criação do União Brasil), aproveitou para demonstrar o ponto de vista sobre os serviços prestados pela Energisa. “Tenho conversado muito com o presidente da Energisa, doutor Marcelo”, disse ele.

Assim, afirmou que a empresa trouxe para MS equipes de outros estados, “para agilizar o máximo que ela pode para poder recuperar esse estrago”. Então, o deputado lembrou da época em que a empresa assumiu a distribuição de energia no Estado.

“Essa empresa assumiu uma empresa totalmente sucateada, sem nenhuma estrutura”, destacou. O deputado disse que apesar da tempestade, tem “recebido um atendimento muito especial da concessionária, através do senhor Marcelo, para minimizar os estragos”. Além disso, afirmou que recebeu ligações e pedidos para auxílio nos reparos que devem ser feitos pela Energisa.

O deputado Barbosinha (DEM, que se fundiu com PSL para criação do União Brasil) concordou com o companheiro de legenda. Ele afirmou que é necessária uma readequação urbana para evitar os prejuízos, “mas neste momento tivemos uma catástrofe sem precedentes”.

Então, destacou que esses foram “fenômenos que ocorreram da natureza e nesse aspecto tenho que dizer que o doutor Marcelo tem sido muito solícito”. A deputada Mara Caseiro (PSDB) afirmou que esta é uma “tragédia que aconteceu em todo o Estado, e é uma situação atípica”.

“Então eu tenho certeza que nenhuma empresa estaria preparada para um momento desses”, se posicionou. Assim, destacou que “não podemos confundir as coisas, mas a Energisa tem se esforçado nesse momento para atender, nas possibilidades, e restabelecer a energia”. Por fim, justificou que existem procedimentos que são mais trabalhosos para restituir.

Atrasos na manutenção
Considerando a tempestade que atingiu o Estado na quinta (14) e sexta-feira (15), o deputado Felipe Orro (PSDB) afirmou que “essa questão que foi um fenômeno da natureza, todos nós sabemos. Mas o que também sabemos é que a empresa não vem dando manutenção”, disse.

Assim, apontou que “depois que a Energisa assumiu, ela diminuiu metade dos funcionários que davam manutenção”. Zé Teixeira rebateu, dizendo que a empresa trouxe trabalhadores de outros estados para suprir as demandas.

Por fim, o deputado Pedro Kemp (PT) afirmou que “algumas estão sem energia até agora”. Assim, destacou que é preciso um “plano de prevenção, muitas árvores estão podres, já para cair”, além de apontar a recuperação da rede como solução.
“Quando aconteceu um desastre como esse, ela tem que dar uma resposta imediata para a população”, apontou. O parlamentar acredita que a empresa precisa se estruturar com recursos humanos e maquinários.

E a última colocação dele foi sobre o ressarcimento aos consumidores, devido às horas sem energia. A mesma sugestão foi dada por outros parlamentares na última segunda-feira (18).