Boletim Focus mostra mais apostas em queda da inflação.

Dólar cai após duas altas seguidas; Bolsa busca reação
Amanda Perobelli/Reuters / Foto: Dólar abre semana em baixa após subir ante o real em três das últimas quatro sessões.

Presidente do Banco Central fala em evento de bancos. Gabriel Galípolo participa de encontro anual da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) com presença das lideranças do setor, em agenda acompanhada por agentes de mercado que buscam sinalizações sobre política do órgão para os juros ou sobre o sistema financeiro.

Na pesquisa feita pelo Banco Central com profissionais do sistema financeiro, a mediana de 2025 para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de inflação do país, caiu de 4,46% para 4,45%, 0,05 ponto porcentual abaixo do teto da meta, de 4,50%. A projeção para o indicador em 2026 também cedeu, de 4,20% para 4,18%.

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, busca retomar ciclo positivo. O indicador fechou a semana passada com baixa, devolvendo parte dos ganhos acumulados em novembro. Na abertura dos negócios hoje, o Ibovespa cedia levemente, 0,08%, aos 155.639 pontos. Após meia hora de pregão, o índice buscou o terreno positivo, registrando alta de 0,39%, a 155.374 pontos, às 10h36.

Iberdrola anuncia recompra de ações da Neoenergia. Entre as ações negociadas na Bolsa hoje, os papéis da Neonergia operam em baixa de 0,46%, a R$ 30,31. Sua controladora, a espanhola Iberdrola, apresentou uma oferta pública de aquisição (OPA) por 16,2% do capital social da companhia, oferecendo R$ 32,50 por ação. Com a operação, o grupo planeja passar a deter 100% de sua subsidiária brasileira e sair do Novo Mercado da B3.