DOF intensifica combate ao tráfico formiguinha de fronteira

O Departamento de Operações de Fronteira, através do setor de inteligência e das equipes operacionais, que desenvolvem o patrulhamento itinerante de fronteira, cobrindo 51 municípios que estão na faixa de fronteira do MS, Paraguai e Bolívia, intensificou o combate ao tráfico de drogas, conhecido como "formiguinha", onde as "mulas" transportam pequena quantidades de maconha ou cocaína, junto ao corpo, mochilas ou malas. A forma preferida que os criminosos utilizam para realizar o transporte é através de veículos pequenos e de ônibus interestaduais que saem da fronteira e que normalmente tem seu destino em Dourados ou Campo Grande. Só nas últimas 48 horas, policiais do DOF registram 7 ocorrências de tráficos nesses moldes, prendendo 6 pessoas por tráfico de drogas.

Sábado(12) 02:40hs - Durante bloqueio policial na BR 463, próximo ao trevo de acesso ao aeroporto de Dourados, policiais abordaram um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã X Campo Grande, sendo que em vistoria as bagagens, foi localizado em uma mala marron, 17 tabletes de maconha que totalizaram 20 quilos da droga. Não foi possível identificar o dono da bagagem, que possivelmente só despacho a mala. O caso foi registrado como achado de substancia entorpecente na DEFRON de Dourados/MS.

Sexta-feira(11) 15:10HS - Durante bloqueio policial na BR 463, próximo ao Posto Fiscal Pacuri em Ponta Porã, policiais abordaram um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã X Campo Grande, sendo que em vistoria as bagagens, foi localizado com o adolescente D.S.O.(14), morador em Campo Grande/MS, 13 tabletes de maconha que totalizaram 9 quilos da droga. O adolescente confessou ter sido contratado para pegar a droga em Ponta Porã e que levar até Campo Grande, recebendo pelo transporte a quantia de 1,3 mil reais. Caso foi registrado como Ato Infracional (tráfico de droga) na delegacia de Ponta Porã/MS.

Sexta-feira(11) 14:10HS - Durante bloqueio policial na BR 463, próximo ao Posto Fiscal Pacuri em Ponta Porã, policiais abordaram um ônibus que fazia o itinerário Ponta Porã X Campo Grande, sendo que em vistoria as bagagens, foi localizado na bagagem da jovem Alana Cristini da Silva(18), moradora em São Lourenço/MG, 13 tabletes de maconha que totalizaram 12 quilos da droga e ainda um tablete de haxixe que totalizou 200 gramas da droga. A jovem confessou ter sido contratado para pegar a droga em Ponta Porã e que levar até a cidade de São Paulo/SP, recebendo pelo transporte a quantia de 1,2 mil reais. Caso foi registrado como tráfico de droga na delegacia de Ponta Porã/MS.

Sexta-feira(11) 07:15hs - Higor Ribeiro dos Santos(20) vulgo ZOINHO morador em Barra do Bugres/MT, foi preso por uma das equipes do DOF, por tráfico de drogas. O fato ocorreu nesta sexta-feira(10), durante bloqueio policial na MS 289, região de Amambai, sendo abordado para fiscalização um ônibus que fazia o itinerário Coronel Sapucaia X Campo Grande/MS, sendo que em vistoria a mochila de Higor, foram localizados 14 tabletes de maconha que totalizaram 12 quilos da droga. Segundo Higor foi contratado em Barra do Bugres/MT para trazer a quantidade de droga apreendida de Coronel Sapucaia, recebendo pelo transporte 1mil reais. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

Quinta-feira(10) 16:00hs - Diego Antônio Marian(23) morador em Balneário Camboriú/SC, foi preso por uma das equipes do DOF, por tráfico de drogas. O fato ocorreu nesta quinta-feira(10), durante bloqueio policial na BR 463 – Posto Fiscal Pacuri, região de Ponta Porã, sendo abordado para fiscalização um veículo GM corsa de cor prata, com placas de João Batista/SC, conduzido por Diego, sendo que em vistoria ao veículo foi localizado em um fundo falso e nos para-lamas, 91 tabletes de maconha que totalizou 63 quilos da droga e ainda 150 munições de calibre 22 e 9mm. O autor relatou que já havia feito o transporte de drogas de Ponta Porã para Balneário Camboriú/SC, sendo que por esta carga receberia 10mil reais. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã/MS.

Quinta-feira(10) 12:00hs - Ana Maria da Silva(38) moradora em Campo Grande/MS, foi presa por uma das equipes do DOF, por tráfico de drogas. O fato ocorreu nesta quinta-feira(10), durante bloqueio policial na BR 262 – Posto Fiscal Lampião Aceso, região de Corumbá, sendo abordado para fiscalização um ônibus que fazia o itinerário Corumbá X Campo Grande/MS, sendo que em abordagem a Ana maria, foi notado um volume desforme na altura dos seios, sendo constatado um volume de cocaína dentro de uma camisinha, que totalizou 300 gramas da droga, por baixo de uma cinta modeladora. Segundo a autora adquiriu a droga na Bolívia e revenderia em campo Grande/MS. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Polícia Federal de Corumbá/MS.

Quinta-feira(10) 07:30hs - Thiago Arruda Garcia(24) morador em Denise/MT, foi preso por uma das equipes do DOF, por tráfico de drogas. O fato ocorreu nesta quinta-feira(10), durante bloqueio policial na MS 289, região de Amambai, sendo abordado para fiscalização um ônibus que fazia o itinerário Coronel Sapucaia X Campo Grande/MS, sendo que em vistoria a bagagem de mão de Thiago, foram localizados 15 tabletes de maconha que totalizaram 8,4 quilos da droga. Segundo Thiago foi contratado em Denise/MT para trazer a quantidade de droga apreendida de Coronel Sapucaia, recebendo pelo transporte 100 reais por quilo. O caso foi registrado como tráfico de drogas na delegacia de Amambai/MS.

Segundo a Assessoria de Comunicação Social do DOF, os números impressionam, mas já eram esperados – "Nós identificamos essa situação devido as chuvas que tem caído torrencialmente, principalmente na região sul do estado, e com isso a dificuldade de trânsito nas "cabriteira" (estradas vicinais que são as principais rotas do crime na fronteira), criminosos tem contratado jovens e adolescentes para fazerem o transporte de pequenas quantidades de droga principalmente por ônibus, sendo isso identificado pelo setor de inteligência do DOF, e reprimido pelas equipes operacionais na fronteira." Explica o assessor de Comunicação Social do DOF Julio CT Arguelho.