Falta de professores inclusivos já foi questionada em Campo Grande e Bandeirantes.

Disponibilização de professores de apoio especializado é tema de inquérito em Fátima do Sul
Imagem ilustrativa. / Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (21), foi publicada oficialmente a abertura de inquérito civil para acompanhar as políticas públicas e disponibilização de professor de apoio especializado em Fátima do Sul, a 237 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a publicação no Diário Oficial do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), será acompanhada a disponibilização dos professores inclusivos, para estudantes com transtorno do espectro autista pela Rede Municipal de Ensino da cidade.

O inquérito está sob sigilo. No último mês, Bandeirantes foi alvo de denúncias pelo mesmo tema. O vereador Hudeylson Escobar, o Dr. Cabeça, do MDB, usou a tribuna da Câmara para denunciar a falta de professores inclusivos no município.

Conforme o parlamentar, os alunos PCD (Pessoas Com Deficiência) começaram o ano letivo de 2024 sem a devida assistência, já que, no lugar dos professores de apoio, o Prefeito de Bandeirantes, Gustavo Sprotte (DEM), teria contratado estagiários.

“O prefeito mandou todos os professores de apoio embora pouco tempo antes do começo do ano letivo. Sempre tivemos professores de apoio em Bandeirantes. Ele exonerou os profissionais e contratou estagiários, os quais não conseguem oferecer o devido atendimento aos estudantes. São aproximadamente 40 alunos que precisam desses professores de apoio', disse o vereador.

Dr. Cabeça diz que o contrato com os profissionais foi encerrado em dezembro de 2023 e a Prefeitura não abriu um novo processo seletivo.

O parlamentar pede para o prefeito de Bandeirantes reveja a decisão e contrate profissionais, segundo ele, qualificados para que os alunos consigam ter evolução na aprendizagem.

“Nos pegaram de surpresa com a decisão do prefeito que mandou todos os professores de apoio embora. Eles faziam um grande trabalho especializado para os nossos alunos. É um direito garantido em nossa Constituição Federal', disse.