Devassidão ou sem dinheiro, Prefeitura de Maracaju acumula dívidas com fornecedores

Depender da Prefeitura de Maracaju ou de algum órgão vinculado à administração pública municipal como fonte pagadora de serviços ou produtos, definitivamente, não foi um bom negócio entre os meses de julho de 2014 e abril de 2015, já que a entrega do que foi contratado não garantiu o pagamento dentro do prazo esperado pelos fornecedores.

Os relatos de pessoas e empresas que desde o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015 aguardam para receber os vencimentos atrasados se espalham por diferentes setores, e empresas de serviços essenciais e continuados. Além disso, servidores cobram o acerto de horas extras.

Um proprietário, que há sete anos abriu a microempresa, viu o seu negócio balançar diante da inadimplência. “Recebendo ou não, preciso pagar os meus funcionários e fornecedores. O jeito para não aumentar ainda mais o rombo foi desistir de fornecer a prestação de serviço, porque pela regra eu tenho que fornecer mesmo sem a quitação dos empenhos anteriores”, explica. “Estamos acostumados a lidar com demora de até 30 ou 40 dias da data combinada, mas já passou cerca de 150 dias do tempo. Até o início do mês de janeiro ligávamos para a prefeitura e não tínhamos nem previsão de quando seria acertado isso”, conta o empresário. A expectativa é que o pagamento saia na primeira semana de maio.

O caso não é isolado há várias empresas que ainda acreditam no conto de fadas do pagamento das dívidas pela prefeitura do município.

 “A preocupação maior é como ficará o fluxo de caixa dessas empresas se esses valores não forem saldados até o final do ano, período que exige um fôlego financeiro ainda maior das organizações, porque envolve pagamentos extras, como o décimo terceiro salário”.

Segundo um dos empresários ele relatou que “buscamos o entendimento com a secretaria de governo, até porque uma eventual execução cartorial ou judicial junto as autoridades pertinentes pode afetar as emissões de certidões negativas do poder executivo”, e afirmou apenas que “existe uma sinalização da secretaria de governo de que o acerto de contas será ainda neste mês abril”.

A lista de credores do município tende a crescer e tomar uma grande proporção. Apesar da série de atrasos, por enquanto o Ministério Público de Maracaju não recebeu qualquer representação relacionada à inadimplência da prefeitura de Maracaju.