O deputado estadual Barbosinha (PSB) confirmou que aceitou o convite do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para assumir a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), e tomará posse na próxima sexta-feira, 1 º de abril.

A nomeação de Barbosinha também abre espaço na Assembleia para o ex-comandante da Polícia Militar no Estado, Carlos Alberto David dos Santos, o Cel. David, recém filiado ao PSC, e que já declarou intenção de concorrer à Prefeitura da Capital. 

Barbosinha revelou que na tarde desta terça-feira (29) terá uma reunião com o governador apenas para ‘acertar questões políticas’, e já disse que passará a integrar o primeiro escalão do governo em uma cerimônia que vai acontecer na sede da Sejusp sexta-feira pela manhã.

“É uma responsabilidade bastante complexa, mas o governador deu garantia que estará ao meu lado nessa missão”, declarou o deputado durante a sessão na Assembleia Legislativa, emendando que ‘analisou bastante’ o convite de Reinaldo. 

O futuro secretário de justiça do Estado elogiou o atual titular da pasta, Silvio Maluf, procurador de Justiça que deixará o cargo depois de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que obrigou membros do Ministério Público a deixar funções ocupadas no Executivo.

​Maluf e seu adjunto na pasta, Helton Fonseca, também procurador, foram obrigados a retornar ao MPE (Ministério Público Estadual). “Fizeram o bom trabalho, bastante eficaz e só estão saindo por uma questão jurídica”, disse Barbosinha, que em 2014 foi eleito com apoio do ex-governador André Puccinelli (PMDB). 

Para aceitar fazer parte do secretariado de Azambuja, Barbosinha abriu mão de concorrer à Prefeitura de Dourados. “Tive que fazer uma escolha, eu abdiquei da candidatura”, declarou.

Ao abdicar de concorrer à Prefeitura da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Barbosinha é menos um concorrente ao neo-tucano Geraldo Resende, deputado federal apoiado pelo governador à sucessão de Murilo Zauith (PSB).